Mamografia: município oferece exame no PA em Arlindo Villaschi

As pacientes vianenses agora fazem o exame de mamografia dentro do município. O procedimento é realizado no Pronto Atendimento em Arlindo Villaschi. A capacidade ofertada é de 500 exames por mês e, para ter acesso ao procedimento, é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ter o encaminhamento médico.

O secretário de Saúde de Viana, Luiz Carlos Reblin, destaca que "não há filas para a realização do exame e temos uma oferta significativa na quantidade de exames que podem ser feitos por mês. Alertamos, principalmente, as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos que compreendem a faixa etária para a realização do exame", disse. Fora desta faixa etária, a partir de 35 anos, fazem o exames aquelas com fatores de risco para câncer de mama após avaliação médica. 

Prevenção

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), serão registrados mais de 59 mil novos casos neste ano de 2018. De acordo com a médica Ana Carolina Botelho, da Unidade de Saúde de Soteco, o autoexame deve ser feito pelas mulheres uma vez por mês, de preferência depois da menstruação. “O autoexame, em frente ao espelho, no banho e deitada, já consegue detectar alguns nódulos. Em caso de anormalidades, é necessário consultar um médico”, afirmou Ana Carolina.

Já a mamografia deve ser feita por todas as mulheres na faixa etária dos 50 aos 69 anos de idade. Trata-se de um protocolo do Ministério da Saúde. “A mamografia consegue diagnosticar e classificar o câncer de mama. A frequência do exame será estipulada a partir do laudo médico. Pode ser anualmente ou a cada dois anos”, disse. Se diagnosticado na fase inicial, o tumor do câncer de mama pode ser curado em até 98% dos casos, sem a necessidade da mastectomia (retirada dos seios).

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, ou seja, passam de mãe para filha e até mesmo de irmã para irmã. "Nesses casos, a idade mínima para início da mamografia é diferente",  explicou a médica.

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto:
Foto(s):

Publicado em quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Atualizado em quarta-feira, 14 de novembro de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915