Com vistorias e monitoramento em todo o município desde o início de sexta-feira (09), em função das fortes chuvas, as equipes da Prefeitura de Viana estiveram reunidas na manhã deste sábado (10). Na ocasião, um balanço da situação no município foi feito e alinhado ações em conjunto, dando continuidade ao Plano de Contingência. A reunião foi realizada em Viana Sede, junto ao prefeito Gilson Daniel, que, em seguida, visitou alguns pontos atingidos pelas chuvas.
"Já é possível identificar que a água está escoando em alguns pontos, mas, ainda, há áreas alagadas e com os resultados ocasionados pelo volume de chuva que caiu em Viana de quinta para sexta. Continuamos com toda assistência à população, bem como aos desabrigados que estão sendo assistidos pela Prefeitura", disse o prefeito.
Toda a Prefeitura está mobillizada para atuar nas ações do Plano de Contigência. Várias equipes foram estruturadas para monitorar e dar as devidas assistências nas diferentes regiões de Viana, incluindo a área rural. "Com este reforço,conseguimos ter agilidade no trabalho da Defesa Civil", destacou o secretario de Desenvolvimento Social Fabricio Lacerda.
A quantidade de desabrigados diminuiu, sendo, no momento cerca de 20 pessoas. Todos estão recebendo alimentação e assistência necessárias. As equipes médicas da Secretaria de Saúde também estão atuando, levando todas as orientações e atendimentos médicos necessários.
Situação de emergência
Viana é um dos municípios capixabas com o maior volume de chuva registrado nas últimas 96 horas no Estado. De acordo com os pluviômetros instalados no município, 277 milímetros de chuva foram registrados neste período. O prefeito Gilson Daniel decretou, na tarde desta sexta-feira (09), situação de emergência em toda a cidade. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco e prestando os atendimentos aos moradores desabrigados.
Das 38 pessoas desabrigadas na sexta (09), o numero caiu no sabado (10) para 20 pessoas, que estão desabrigadas em função do nível dos rios Santo Agostinho e Formate estarem acima do limite, foram encaminhadas para um abrigo da Prefeitura. No local, as famílias estão sendo cadastradas e recebendo toda a assistência necessária. Um total de 63 ocorrências de deslizamento de solo e alagamento em diversas residências foram contabilizadas pelas equipes.
Veja o decreto na íntegra aqui!
PLANTÃO DEFESA CIVIL: 9 98604360 e 0800 707 0001
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Geiza Ardicon
Foto(s): Vinicius Nascimento
Publicado em sábado, 10 de novembro de 2018
Atualizado em sábado, 10 de novembro de 2018