Procon orienta para as compras de ovo de Páscoa e pescados

A Páscoa está chegando e o consumidor deve tomar cuidado na hora da compra de alguns produtos tradicionais nessa data comemorativa, como o ovo de Páscoa e, também, pescados. Um dos ítens que, segundo o Procon de Viana, precisa de muita atenção na hora da compra é o peso do ovo de Páscoa.

Lembrando que em caso de problemas, se o consumidor não conseguir resolver com o próprio estabelecimento, deve procurar imediatamente o Procon com a nota fiscal e com a embalagem do produtos, se possível, para que o caso seja solucionado.

Ovos de páscoa

O diretor do Procon Viana, Antônio Klipper, aconselha que o consumidor pesquise os preços, compare a qualidade, seu peso e o valor do  produto e sempre exija a nota ou cupom fiscal, pois é a principal garantia do consumidor em uma possível troca ou reclamação. “Deve também observar as condições da embalagem, devendo a mesma estar sem furos, rasgos ou amassados, verificando também a validade do produto”, disse. Ele ainda orienta que o comprador deve ficar atento aos brindes que vem dentro dos ovos infantis e a sua faixa etária recomendada.

Pescados
Para os pescados, a primeira orientação é quanto ao local de armazenamento e higiene, pois os produtos devem estar em uma temperatura ideal para estarem aptos ao consumo. “É preciso, também, prestar atenção na aparência e no cheiro, ao apertar a carne, ela deverá estar firme e resistente à pressão, os olhos brilhantes e salientes, guelras vermelhas, escamas bem aderidas à pele, úmida e sem viscosidade”, explicou Antônio.

Se o produto estiver embalado, a embalagem deve constar validade, identificação do produtor ou fornecedor, quantidade, características, composição, qualidade, riscos que possam apresentar a sua saúde e o preço. E, assim como os ovos de páscoa, é de suma importância que se exija a nota ou cupom fiscal.

PROCON

Endereço: O Procon Viana faz atendimento ao público na Avenida Guarapri, s/nº - Loteamento Arlindo Villaschi – Areinha. Centro Integrado de Cidadania (Casa do Cidadão)

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Telefone: 3366-3137 / 3343-3294

Email: procon@viana.es.gov.br

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré