Novembro chegou e com ele as promessas da Black Friday. A sexta-feira que promete descontos e preços baixos será no próximo dia 23 de novembro. O Procon de Viana alerta o consumidor sobre os cuidados necessários para que a compra não se torne uma dor de cabeça.
Segundo o gerente do Procon de Viana, Antônio Klipper, antes de tudo o consumidor deve analisar suas necessidades e comprar aquilo que realmente precisa, evitando compras por impulso na Black Friday. “É de suma importância que, antes de qualquer compra, o consumidor avalie se terá condições de pagar o produto sem comprometer as demandas que já possui”, afirmou.
Outro cuidado é quanto às informações dos produtos, como preço e possíveis riscos que possa apresentar. Elas devem estar disponíveis, tanto em lojas físicas quanto em sites, de forma clara e adequada, seguindo o artigo 6, parágrafo III. “É necessário, também, ficar de olho nos valores dos produtos, pois existem variações nos preços”, explicou o gerente.
Muits pessoas optam por fazer suas compras na internet e o cuidado deve ser redobrado. “O consumidor deve ficar atento quanto à propaganda enganosa e sites falsos. A segurança sempre deve ser primordial nas relações de consumo”, ressaltou Antônio Klipper.
Confira as dicas do Procon de Viana para uma compra segura no Black Friday:
- Verificar se os sites são confiáveis e seguros. Eles possuem um cadeado no endereço eletrônico;
- Dê preferência a sites brasileiros. Em sites internacionais sem representantes brasileiros não se aplica o Código de Defesa do Consumidor;
- Verificar se no site consta as informações do fornecedor (nome do fornecedor, CNPJ/CPF, endereços, telefones e outras informações que possam auxiliar um possível contato e localização);
- É aconselhável o pagamento das compras por meio de cartão de crédito. Caso aconteça algum problema, tem-se a facilitação no estorno do pagamento;
- Guardar toda documentação que foi utilizada na transação da compra do produto (email, nota fiscal, código de rastreio, confirmação de pagamento, dentre outros), além de conferir o prazo de entrega do produto;
- Quando o produto chegar, o consumidor tem o prazo de 07 dias, a partir da data da compra ou entrega, para cancelamento, troca ou devolução do valor pago;
- O prazo de trocas só vale para compras feitas pela internet. Compras realizadas em estabelecimentos físicos devem seguir a política de troca da loja.
Atendimento
Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Viana por meio dos telefones 3366-3137 e 3343-3294, pelo e-mail procon@viana.es.gov.br ou pelo aplicativo Procon Viana, disponível para smartphones compatível com os sistemas operacionais IOS e Android. O Procon de Viana está localizado no Centro Integrado de Cidadania – Casa do Cidadão, Avenida Guarapari, s/nº - Loteamento Arlindo Villaschi – Areinha – Viana/ES.
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Texto: Naiara Gomes
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Publicado em terça-feira, 06 de novembro de 2018