Prefeitura busca parcerias com instituições para oferta de cursos pelo Gerar

Em busca de novos parceiros para ministrar cursos de capacitação profissional para os vianenses no Centro de Qualificação Profissional, o prefeito Gilson Daniel e a equipe do Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda de Viana, o Gerar, estiveram, na terça-feira (05), com o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Marcos Guerra.

Durante o encontro foram estabelecidas diretrizes que irão fortalecer um dos pilares do Gerar, que é a qualificação da mão de obra do cidadão vianense. De acordo com o prefeito, as conversas que estão sendo realizadas nos últimos dias, estão sendo positivas, uma vez que as instituições entendem a importância da qualificação dos vianenses.

“Todos os parceiros que estamos conversando têm mostrado muito interessado no Gerar. Eles entendem da importância e a necessidade da qualificação da mão de obra local", destacou o prefeito.

Programa Gerar

O Centro de Qualificação, que será inaugurado neste mês, é uma das unidades do Gerar e o objetivo é promover no espaço capacitação da mão de obra local, sendo auxilio na geração de emprego e renda para os moradores do município. Aliado ao Centro de Qualificação está a Agência de Empregos de Viana, outra unidade do Gerar, que já está em funcionamento e é responsável por direcionar o candidato para as oportunidades de emprego.

Visita Governo do Estado

Além da FINDES, a equipe do Gerar também está estreitando diálogo com o governo do Estado para a parceria nos cursos no Centro de Qualificação.  O secretário da de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI) do Estado, Vandinho Leite, esteve nesta quarta (05) no prédio onde serão ofertados os cursos, conhecendo as instalações do Centro. A parceria com o governo do Estado será na indicação de cursos para serem realizados e oferecidos no local.

Banco do Brasil

A equipe do Gerar também se reuniu, nesta semana, com representantes do Banco Brasil para alinhar possíveis parcerias em cursos para servidores públicos e linhas de crédito para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também foram avaliados outros serviços que propiciarão a ampliação da geração de renda do morador de Viana.

Faculdade Pio XII

A ampliação no número de vagas para cursos de graduação também está na agenda do Programa Gerar. Na segunda-feira (03), o prefeito Gilson Daniel e a equipe do Gerar participaram de reunião com a diretoria da Instituição de Ensino Superior de Cariacica, Faculdade Pio XII, em busca de mais uma parceria para abertura de bolsas de estudos para curso de nível superior.

Segundo o prefeito Gilson Daniel, as parcerias que o programa tem buscado possibilitam que os moradores de Viana tenham mais facilidade para ingressar no Ensino Superior. “O Gerar tem a finalidade de proporcionar qualificação profissional para o vianense, não iremos medir esforços para fechar novas parcerias que irão beneficiar os moradores”, explica.

Bolsas de estudo

Desde o início do mês de março, o "Gerar" abriu vagas de bolsas de estudos para os cursos de Pedagogia, Administração, Contabilidade e Psicologia. As primeiras 100 vagas foram em parceria com a Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana (Fesav), para os cursos de Administração, Contabilidade e Pedagogia com desconto de 61% no valor final da mensalidade.

Já no mês de Abril, 305 bolsas foram abertas para moradores de Viana por meio de parceria entre a Prefeitura e a Faculdade Europeia de Vitória (Faev):  205 bolsas para o curso de Pedagogia e mais 100 para Psicologia, sendo as vagas para munícipes e servidores públicos da Prefeitura de Viana. Os descontos foram de 57,53% para o curso de Pedagogia, e 72,79% de desconto para o curso de Psicologia, saindo de R$ 518,00 para R$ 220,00 e de R$ 1.176,00 para R$ 320,00, respectivamente.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540