Você sabe como o mel é extraído de uma colmeia? Na Feira da Cana e do Mel, que será realizada de sexta (28) a domingo (30), durante a 1ª Festa da Cana e do Mel, na Área de Eventos, em Viana Sede, os participantes poderão conhecer o processo e os equipamentos utilizados na Mini Casa do Mel, além de conhecer diversos produtos feitos com cana e mel por vianenses. No domingo (30), último dia da festa, haverá a distribuição de sachê de mel.
Quem for prestigiar os shows de Gino e Geno, Michel Teló e Filipe Fantin, além das diversas atrações locais, poderá adquirir mel em frascos e bisnagas, mel de abelhas nativas, mel com favo, própolis, pólen, pão de mel, melado, rapadura e açúcar mascavo, rosquinha, broa de açúcar mascavo, bolo de aipim, mentira, pé-de-moleque com açúcar mascavo, trufas com melado de coco, cachamel, cana descascada, palmito e linguiça.
Mel Gourmet
Um dos produtos que serão expostos na feira é o mel gourmet, que pode ser utilizado de diversas formas na culinária, tanto para acompanhamentos de frios e torradas, quanto para ser adicionado a molhos de saladas e no preparo de carnes de porco, frango, pato e coelho. O saboroso mel pode ser juntar a vários temperos, como pimenta, alecrim, macadâmia, lavanda, gengibre, grãos de café, manjericão, açafrão, etc.
Cosméticos
Também serão comercializados kits de cosméticos artesanal, EPI's e fumegador, caixa e quadros para colmeia, além de linha completa para bebidas (garrafa de batida, catuaba, cachaça e carotes, sucos e caldo de cana).
Abelha sem ferrão
Engana-se quem acha que só existem abelhas com ferrão. Uma das exceções é a Jataí, uma abelha brasileira e mansa, que estará exposta na Feira da Cana e do Mel. A Jataí produz, anualmente, de oito a dez litros de um mel diferente, que apresenta cor translúcida, menos calorias e mais água na sua composição. É produzido a partir de florada de frutas, então contém frutose, açúcar que pode ser consumido, em pequena quantidade, até por diabéticos.
Qualidade
E, por falar em mel diferente, alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova, estarão na feira apresentado estudos que avaliam a qualidade do mel no Espírito Santo.
Espaço de novas ideias para o uso do mel
O mel tem mil e uma utilidades. É isso que o Espaço de Novas ideias quer mostrar. No local, estarão expostos, por exemplo, lenços feitos com a seda do mel, além de tratamentos massoterapêuticos realizados com o líquido que vem das abelhas.
A Associação Vianense de Apicultores (Aviapis), Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo (AME-ES) e a Federação das Associações de Apicultores do Espírito Santo (FAAES) estarão expondo produtos no evento.
Festa da Cana e do Mel
Sertanejo, samba, forró e axé. Tudo junto e misturado na 1ª Festa da Cana e do Mel, que vai agitar Viana nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na Área de Eventos, em Viana Sede. Diversas atrações locais também marcarão presença na festa, junto com a dupla Gino e Geno, Michel Teló e Filipe Fantin. Rogerinho do Cavaco, João Fellipe e Rafael, Rian e Rodrigo, Rickson Maioli, Xiru do Sul, Andreia Soares, Richard Viana e a atração infantil 'Patrulha Canina' levam música de qualidade durante os três dias do evento.
Na sexta, dia 28 de setembro, a programação começa às 19h30 e segue com shows de Rogerinho do Cavaco, Gino e Geno e João Fellipe e Rafael. No sábado, dia 29 de setembro, a partir das 16 horas, terá Rian e Rodrigo, Rickson Maioli, Michel Teló e Xiru do Sul. No domingo, dia 30 de setembro, diversão para a criançada com atração infantil 'Patrulha Canina' e shows de Andreia Soares, Filipe Fantin e Richard Viana a partir das 16 horas.
Além das atrações musicais, a festa será palco da 3ª Feira da Microempreendedor, Feira da Cana e do Mel e contará, ainda, com parque de diversões, área de alimentação, entre outros espaços.
Festa temática
Viana, que já tem tradição na realização de grandes eventos, passa a ter em seu calendário cultural a Festa da Cana e do Mel, realizada no mesmo estilo das festas em comemoração ao aniversário da cidade. Neste ano, a Prefeitura inovou e realiza uma festa temática, que abre as portas para recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo, que pode investir em eventos neste sentido, desde que sejam temáticos. Desta forma, a 1ª Festa da Cana e do Mel será instrumento para potencializar a cultura e turismo no município.
O prefeito de Viana Gilson Daniel destaca que a realização do evento atende a pedidos da comunidade. "Estamos com as contas equilibradas, obras por toda a cidade e isso nos possibilita, também, investir no turismo da cidade, o que é muito importante. Já temos tradição na realização de grandes eventos e para atender ao pedidos da comunidade neste ano teremos a festividade", disse.
Festa da Cana e do Mel - Shows
Data: 28 a 30 de setembro
Local: Área de eventos, em Viana Sede
Veja a programação
Sexta-feira (28)
19h30 – Abertura Oficial
20 horas – Rogerinho do Cavaco
22 horas – Gino e Geno
00 hora – João Felipe e Rafael
Sábado (29)
16 horas – Abertura
19 horas – Rian e Rodrigo
21 horas – Rickson Maioli
23 horas – Michel Teló
00:30 hora – Xirú do Sul
Domingo (30)
16 horas – Abertura Oficial com Show da Patrulha Canina
18 horas – Andréia Soares
20 horas – Felipe Fantin
22 horas – Richard Viana
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Divulgação
Publicado em terça-feira, 25 de setembro de 2018
Atualizado em quarta-feira, 26 de setembro de 2018