Este ano, as comemorações pelo dia da Independência do Brasil vão contar com uma presença cultural muito importante, a Banda de Congo Mãe Petronílha, de Araçatiba.
O congo é uma tradição que se mantém viva no município de Viana, a comunidade de Araçatiba é o coração desta arte que integra pessoas de todas as idades, dando a certeza de que essa expressão cultural não vai acabar.
O desfile cívico-militar de 7 de setembro será realizado, este ano, na Praia do Morro, Guarapari. Desde 2005, o desfile não é realizado em Vitória, passando a ser itinerante.
De acordo com o gerente de Cultura de Viana, Jarbas Rocha é muito importante poder colocar o congo no desfile cívico. “O desfile de 7 de setembro, une as famílias que levam seus filho para mostrar os militares, inspirar uma carreira e o congo é uma demonstração cultural dos negros que foram feito de escravos e usavam a música para esquecer a tristeza”, afirmou.
Banda de Congo
A Banda de Congo Mãe Petronilha era conhecida, antigamente, como Banda de Congo de Araçatiba, região onde foi fundada. Seu nome atual é uma homenagem a Petronilha Maria da Conceição. Durante muito tempo, ela foi a guardiã dos instrumentos da banda e organizava a Festa de São Benedito.
E a denominação ‘Mãe’ se deu por ela ser parteira. Carinhosamente, era chamada por todos como “Mãe Tiotó”. A tradicional banda leva alegria por meio da arte dos jongos (letras das músicas), histórias de vida, agradecimentos a São Benedito, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Penha. Em Viana, existem outras bandas de congo.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto:
Foto(s):
Publicado em domingo, 02 de setembro de 2018