O Corpo de Bombeiros Militar realizou, na quinta-feira (23), uma vistoria técnica na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. O objetivo da visita, que foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo do município, foi encontrar medidas para a retirada de uma árvore na torre da igreja.
Segundo o gerente de Cultura Jarbas Rocha, a vistoria atendeu a pedidos da comunidade. “A igreja faz parte do patrimônio histórico de Viana e do Espírito Santo e precisa ser preservada”, afirmou.
Araçatiba
Araçatiba é uma comunidade quilombola que já foi fazenda e refúgio para negros escravizados no século XVII. O conjunto de edifícios da antiga fazenda era composto por igreja, residência, engenhos, senzalas e oficinas. Desse conjunto, restaram as ruínas da residência e a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, construída pelos jesuítas e que faz parte atualmente do Circuito Religioso dos Circuitos Turísticos de Viana.
A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, que responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Naiara Gomes
Publicado em sexta-feira, 24 de agosto de 2018
Atualizado em sexta-feira, 24 de agosto de 2018