Bolsistas do Gerar começam estágio na Prefeitura

Mudar a vida das pessoas, dando oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho. O Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda, o Gerar, tem feito isso e avança mais um degrau nas ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Viana. Bolsitas que estão hoje fazendo um curso superior na Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana (Fesav) assinaram com a Prefeitura o contrato de trabalho para o primeiro estágio na área profissional. Os contratos foram assinados durante cerimônia com o prefeito de Viana, Gilson Daniel, e toda a equipe do Gerar.

Eles são moradores de Viana que, inscritos no CadÚnico, já conquistaram o primeiro estágio. Em diferentes secretarias, os estagiários irão desempenhar diversas atividades inerentes aos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia. Como é o caso de Kennedy Pagio dos Santos, estudante de Contabilidade na Fesav e que está na Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano. “É o meu primeiro estágio na área da Contabilidade e já almejo fazer mais um curso superior, o de Matemática”, disse.

O prefeito Gilson Daniel enfatizou que realizar as ações do Programa Gerar é também realizar um sonho que já tinha, de trazer oportunidades que podem mudar todo o rumo da vida de um cidadão. “Eu associo muito o Gerar com a minha história de vida. Eu me formei na Fesav e eu não tinha condições de pagar uma faculdade. Assim como eu tive oportunidades, o meu desejo e de toda a nossa equipe do Gerar é garantir essa mesma oportunidade para tantos de vocês. Por isso, agarrem essa chance com todas as forças”, disse.

Ele ainda enfatizou que o objetivo é gerar oportunidades, por isso, além das bolsas na faculdade a Prefeitura também abriu as vagas para o primeiro estágio. “Hoje, na Prefeitura, nós temos ex-estagiários que continuaram trabalhando conosco. O Gerar vislumbra isso, qualificar e estar junto do cidadão auxiliando para a inserção no mercado de trabalho”, destacou.

Ao lado do prefeito, também participaram da cerimônia o secretário de Desenvolvimento Social, Ledir Porto, e toda a equipe do Programa Gerar.

Bolsas

Mais 305 bolsas de estudos foram abertas para moradores de Viana por meio de parceria entre a Prefeitura e uma faculdade particular.  São 205 bolsas para o curso de Pedagogia e mais 100 para Psicologia, sendo as vagas para munícipes e servidores públicos da Prefeitura de Viana. As inscrições já estão sendo feitas nesta segunda (03) para servidores da Prefeitura e na terça (04) e quarta (05) para moradores de Viana, na Agência de Empregos, em Viana Sede. As aulas já começam no mês de abril.

As inscrições para o preenchimento das vagas será por ordem de chegada dos interessados. As aulas serão na Faculdade Europeia de Vitória (Faev), localizada em Cariacica. A bolsa oferecerá desconto de 57,53% para o curso de Pedagogia, e 72,79% de desconto para o curso de Psicologia, saindo de R$ 518,00 para R$ 220,00 e de R$ 1.176,00 para R$ 320,00, respectivamente.

Dentro das 305 vagas, haverá oportunidade para iniciantes e, também, para quem já estiver cursando ou Psicologia ou Pedagogia até o 9º ano em outra faculdade. O objetivo é a transferência da faculdade onde estiver estudando para a faculdade em Cariacica, utilizando o desconto da bolsa. Para cada período em cada um dos cursos tem uma quantidade específica de vagas, é preciso conferir no edital.

Documentos necessários

Os interessados devem apresentar no ato da inscrição o comprovante de conclusão de Ensino Médio; cópia simples dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência e, para os servidores municipais: comprovante de vínculo empregatício com a Prefeitura de Viana e de situação ativa e regular do exercício da função. A documentação deve ser entregue juntamente com a ficha de inscrição a ser preenchida no local.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540