A burocracia encontrada em algumas cidades para abertura de micro e pequenas empresas talvez seja uma das principais queixas por parte daqueles que desejam empreender. Porém, em alguns lugares, esse processo poder ser tão simples e ágil ao ponto do alvará de funcionamento ser liberado na hora. De acordo com o levantamento realizado pelo Anuário 2018 do jornal A Gazeta, entre os 78 municípios capixabas, Viana aparece entre as noves cidades em que essa facilidade é encontrada. Já entre as cidades da região da Grande Vitória, o município se destaca ainda mais, sendo o único em que é possível obter o documento de forma imediata.
Entre os critérios adotados pelo município para dar celeridade e tornar esse processo menos burocrático, é o envio prévio de informações do negócio para a Prefeitura, como o cadastro econômico. Nos casos dos microempreendedores, a formalização pode ser feita por meio do Portal do Empreendedor. De acordo com a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Deusa Regina Telles, se o empreendimento não estiver enquadrado em atividades de risco o alvará já é emitido. “Nos casos em que os empreendimentos apresentem algum tipo de risco, é preciso, primeiro, uma inspeção geral antes da liberação do alvará definitivo de funcionamento”, esclareceu.
Com desburocratização neste processo, o número de microempreendedores individuais (MEI’S) mais que dobrou nos últimos anos em Viana. Em 2012, o município apresentava cerca de mil microempreendedores. Com os incentivos ao empreendedorismo desenvolvido desde então, esse número saltou para mais de cinco mil. Para o prefeito Gilson Daniel, o trabalho dos MEI’s impulsiona a economia da cidade. “Hoje, cerca de 54% das empresas instaladas na cidade são de microempreendedores, por isso vamos continuar fomentando o setor para que a economia vianense esteja em constante movimento”, frisou.
Cenário favorável para abertura de empresas
Outro diferencial encontrado em Viana é o ambiente propício para a atividade econômica. Ainda de acordo com os dados do Anuário, entre as cidades capixabas, Viana é a que apresenta o melhor cenário para se abrir uma empresa e empreender no Estado. O levantamento considerou o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos, o PIB per capita do município e a quantidade de empresas que buscam Viana para sediar e desenvolver seus negócios. O Anuário também avalia os aspectos de cada município, como nas áreas de saúde, inovação, segurança, acesso a capital financeiro, infraestrutura, capital humano, mercado e ambiente regulatório.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Assessoria de Comunicação Viana
Publicado em segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Atualizado em segunda-feira, 20 de agosto de 2018