Viana registra aumento de 65% na geração de empregos no primeiro semestre do ano

Em um cenário que o país ainda reflete as consequências da crise econômica, onde o número de pessoas desempregadas ultrapassa os 13 milhões de brasileiros, Viana aparece na contramão dessa realidade e registra crescimento de 65% na geração de novos postos de trabalho em comparação ao primeiro semestre de 2017. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que apontou saldo positivo de 1,23% de janeiro a junho deste ano, números superiores aos 0,87% registrado nos seis primeiros meses de 2017.

No mês de junho de 2018, o saldo ficou positivo em 0,42%, o que fez de Viana a segunda cidade da Região Metropolitana com maior crescimento na evolução de emprego da região. O aumento em Viana é apontado no mesmo período em que o Espírito Santo registrou perda de mais de 1,5 mil postos de trabalho. Segundo o prefeito Gilson Daniel, o crescimento de empregos é reflexo dos investimentos e incentivos à busca por oportunidades de trabalho na cidade, que incluiu os cursos oferecidos pelo Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar.

Para o prefeito, outra ferramenta que têm auxiliado no avanço na geração de vagas de emprego na cidade é outra unidade do programa Gerar, a Agência de Empregos da cidade. Criada, exclusivamente, para atender ao cidadão vianense, o local é responsável por cadastrar as pessoas desempregadas da cidade e encaminhar para as vagas de emprego disponibilidades pelas empresas parceiras do programa. “Temos um convênio com diversas empresas da cidade que possibilita a contratação apenas de mão de obra do cidadão vianense. Isso valoriza nossos moradores e reduz o custo do empresário”, afirmou.

Vagas de empregos

O crescimento no número de oportunidades de trabalho na cidade é reflexo da centralização das vagas criadas pela Agência de Empregos do município. Apenas nos seis primeiros meses de 2018, mais 300 vagas de empregos foram disponibilizadas na unidade e mais de 200 pessoas já conseguiram retornar ao mercado de trabalho formal graças aos encaminhamentos realizados.

De acordo com a gerente de Intermediação ao Trabalho de Viana, Patrícia Chagas, a Agência se tornou referência para empresas que terceirizam todo o processo de busca por profissionais para agência, que seleciona apenas aqueles candidatos com os requisitos necessários para preencher as vagas. “Aquelas pessoas que, no primeiro momento, não estão de acordo com os requisitos das vagas, nós procuramos ofertar cursos de qualificação para que elas se preparem para as novas chances”, destacou.

Empresa abre 100 vagas

Os moradores desempregados que possuem cadastrados na Agência de Empregos de Viana são selecionados para as vagas abertas pelas as empresas solicitam a seleção de candidatos. Até sexta-feira (17), os interessados em participar do processo seletivo para cerca de 100 vagas para uma empresa do ramo de logística da cidade, devem procurar a agência para realizar o cadastro. As vagas são para os níveis médio, técnico e superior.

Multinacional contrato pela Agência

A multinacional Mondelez, responsável pelas marcas Lacta, Bis, Halls, Club Social, Oreo, Trakinas, Triendt, Tang e Pó Royal trouxe recentemente seu centro de distribuição da para Viana. E para o funcionamento do centro logístico do grupo no município, 29 vianenses já foram contratados por meio de seleção realizada por meio da Agência de Emprego.

Ainda de acordo com a gerente da Agência de Empregos de Viana, novas contratações não estão descartadas futuramente. Segundo ela, a multinacional já solicitou apoio da Agência para criação do cadastro de reservas, e assim que as novas vagas forem disponibilizas, os moradores cadastrados sejam encaminhados para entrevista.

Bolsas de Estudo

A oportunidade de acesso ao ensino superior para qualificar o cidadão vianense para as vagas de emprego abertas na cidade também é uma das ações da Prefeitura de Viana. Desde que o Programa Gerar foi criadas, bolsas de estudos para ensino superior e técnico, para cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outros cursos, foram ofertadas.

Vagas para cursos técnicos

E quem deseja aproveitar a oportunidade para agregar no currículo uma nova profissão, o Gerar está com 360 vagas para cursos técnicos. As inscrições seguem até sexta-feira (17), na Agência de Empregos. As chances são para Técnico em Análises Clínicas, Eletrotécnica, Enfermagem, Estética, Mecânica, Segurança do Trabalho e Edificações, Administração e Logística com descontos que podem chegar até 40% no valor da mensalidade.

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Divulgação

Publicado em quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Atualizado em quinta-feira, 16 de agosto de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915