Os empresários e representantes das empresas que estarão presentes no 1º Feirão do Empreendedor de Viana, participaram de reunião com prefeito Gilson Daniel na manhã desta segunda-feira (13). Durante o encontro foram apresentadas as propostas de trabalhos aos empresários que ocuparão os estantes que serão montados no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria de Lourdes Coutinho Passos, em Vila Bethânia, no dia 02 de setembro.
O prefeito de Viana Gilson Daniel destacou que o Feirão do Empreendedor irá proporcionar uma vitrine de negócios para se criar novos negócios. Um ambiente que vai oferecer aos potenciais empreendedores ou empreendedores já formalizados a possibilidade de aquisição de novos equipamentos, maquinários ou serviços para abrir ou consolidar o próprio negócio. “Nosso objetivo é estimular o empreendedorismo com foco no mercado formal”, disse o prefeito Gilson Daniel.
Linha de crédito SICOOB
Os empreendedores presentes no Feirão poderão contar com um financiamento de até R$ 2.500,00 criado especialmente para auxilia-los no processo de ampliação, modernização e compra de máquinas e equipamentos para seus negócios. A solicitação do crédito para Microempreendedores Individuais (MEI’s) do município foi feito pelo prefeito Gilson Daniel junto ao Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil – Sicoob.
Para os empreendedores participantes do Feirão, foram criadas condições especiais, como a dispensa de apresentação de avalistas para operações e das consultas restritivas aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SCR, Boa Vista e outros) para as operações de valor até R$ 2.500,00. “Essas condições são mais um dos atrativos para os empreendedores participantes do Feirão”, disse o prefeito Gilson Daniel.
Viana apresenta cenário favorável para o 'Ambiente de Negócios'
O ambiente propício para a atividade econômica encontrada em Viana garantiu ao município o título de cidade com melhor ambiente para se abrir uma empresa e empreender no Espírito Santo. A informação foi divulgada na última semana pelo Anuário do Espírito Santo 2018, do jornal A Gazeta, que, nesta edição, trouxe a novidade do Índice do 'Ambiente de Negócios do Estado' e, na categoria 'Mercado', Viana ocupou o primeiro lugar.
O levantamento considerou o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos, o PIB per capita do município e a quantidade de empresas que buscam Viana para sediar e desenvolver seus negócios. O Anuário também avalia os aspectos de cada município, como nas áreas de saúde, inovação, segurança, acesso a capital financeiro, infraestrutura, capital humano, mercado e ambiente regulatório.
De acordo com o prefeito Gilson Daniel os resultados são frutos do apelo logístico da cidade, cortada pelas duas principais rodovias do Espírito Santo, próxima à capital e com o metro quadrado mais barato da Região Metropolitana. Além disso, Viana também tem boa capacidade de escoamento e uma boa lei de incentivo, o que atrai novas empresas.
“A cidade tem uma facilidade logística espetacular, com grande capacidade de escoamento. Além disso, temos uma boa lei de incentivo que atrai as empresas, um atendimento ao empresário mais simples e menos burocrático, um planejamento consistente com Plano Diretor Municipal (PDM) e um plano de mobilidade urbana para pautar nosso desenvolvimento”, destaca.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Vinícius Nascimento
Publicado em segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Atualizado em segunda-feira, 13 de agosto de 2018