O ambiente propício para a atividade econômica encontrada em Viana garantiu ao município o título de cidade com melhor ambiente para se abrir uma empresa e empreender no Espírito Santo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (06), pelo Anuário do Espírito Santo 2018, do jornal A Gazeta, que, nesta edição, trouxe a novidade do Índice do 'Ambiente de Negócios do Estado' e, na categoria 'Mercado', Viana ocupou o primeiro lugar.
O levantamento considerou o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos, o PIB per capita do município e a quantidade de empresas que buscam Viana para sediar e desenvolver seus negócios. O Anuário também avalia os aspectos de cada município, como nas áreas de saúde, inovação, segurança, acesso a capital financeiro, infraestrutura, capital humano, mercado e ambiente regulatório.
De acordo com o prefeito Gilson Daniel os resultados são frutos do apelo logístico da cidade, cortada pelas duas principais rodovias do Espírito Santo, próxima à capital e com o metro quadrado mais barato da Região Metropolitana. Além disso, Viana também tem boa capacidade de escoamento e uma boa lei de incentivo, o que atrai novas empresas. “A cidade tem uma facilidade logística espetacular, com grande capacidade de escoamento. Além disso, temos uma boa lei de incentivo que atrai as empresas, um atendimento ao empresário mais simples e menos burocrático, um planejamento consistente com Plano Diretor Municipal (PDM) e um plano de mobilidade urbana para pautar nosso desenvolvimento”, destaca.
Novos empreendimentos
Por apresentar grandes avanços no setor de logística, Viana têm atraído cada vez mais novos empreendimentos para cidade. Um dos exemplos é o centro de distribuição da multinacional Mondelez, responsável pelas marcas Lacta, Bis, Halls, Club Social, Oreo, Trakinas, Triendt, Tang e Pó Royal. A empresa passou a funcionar em um dos galpões do Condomínio Logístico de Vila Bethânia (LogViana), de 4.839.42 metros quadrados e é de onde saem os produtos que abastecem a regiões sudeste do país.
Outro empreendimento que também optou por instalar seu novo centro de distribuição no município é da rede de supermercado Casagrande. O empreendimento está sendo construído em uma área quase 8 mil m⊃2; em Caxias do Sul e vai abrir 80 vagas de empregos em diversas áreas de atuação. A previsão de inauguração do espaço é até o final do segundo semestre deste ano.
Crescimento Micro e pequenas empresas
Outro segmento econômico que vem apresentando crescimento significativo e ajudando a impulsionar a economia local são as micros e pequenas empresas. O trabalho de formalização dentro do programa Empreendedor Legal rendeu um crescimento de 500% no número de empreendedores individuais na cidade. Em 2012, o município contava com cerca de mil empreendedores, hoje já são mais de 5 mil.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Divulgação
Publicado em terça-feira, 07 de agosto de 2018
Atualizado em terça-feira, 07 de agosto de 2018