Beijinho de beterraba e bolo em verde e amarelo é uma das formas utilizadas por escolas da rede de ensino em Viana para atrair os olhos e o paladar dos pequenos da Educação Infantil. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lydia Eliete de Souza, de Campo Verde, um prato foi bem criativo. Se o tema é alimentação saudável, nada melhor que fazer uma criança comer beterraba, um tubérculo rico em ferro, vitaminas e fibras que se transformou em beijinho de beterraba.
Este foi um dos pratos desenvolvidos no contexto da alimentação saudável e que fez parte da 2ª edição da Jornada de Educação Alimentar. Além do Lydia Eliete, outra escola do município também participa da iniciativa realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), o CMEI Adélia de Oliveira Silva, do bairro Areinha.
Mariama Carneiro Figueiredo é nutricionista e coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer de Viana. Ela destaca que "as escolas do município se preocupam e se empenham muito para garantir uma alimentação saudável junto às crianças. E como os alunos dos CMEIs estão na fase de aprender, conseguimos acrescentar à realidade delas os bons hábitos alimentares”, afirmou.
Etapas da Jornada
A jornada é realizada em quatro etapas. "A primeira foi realizada com o tema 'Comida de verdade na escola', onde os alunos puderam experimentar alguns alimentos e aprender sobre eles”, disse a coordenadora. A segunda etapa teve como tema “Promovendo alimentação saudável no currículo escolar”.
Foi nessa fase que os professores do CMEI Adélia de Oliveira aproveitaram a passagem da Copa do Mundo e criaram o bolo “Brasileirinho”, feito em verde amarelo usando apenas as cores naturais dos alimentos. A cor ao tema facilitou a aceitação de alimentos como couve e cenoura usados na receita.
Beijinho de beterraba
Já no CMEI Lydia Eliete o doce do açúcar deu lugar ao gostinho natural da beterraba. O beijinho de beterraba ganhou a turminha dos alunos e garantiu um resultado satisfatório. “Algumas crianças aprovaram e até repetiram. Claro que o sabor não foi do agrado de todos, mas conseguimos apresentar o alimento e até conquistar alguns novos amantes da beterraba”, disse Mariama.
E, para fechar a jornada, ainda faltam a terceira e a quarta etapas. A terceira etapa vai trazer como tema “Propaganda e Publicidade de alimentos para o público infantil”. E a quarta etapa; “Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos”. Todos os temas recebem subsídio do FNDE para que os professores tenham base para a criação dos pratos.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em segunda-feira, 06 de agosto de 2018
Atualizado em segunda-feira, 06 de agosto de 2018