Agenda 17/37 é apresentada para lideranças religiosas

Uma cidade organizada para os próximos anos, planejada de forma segura e sustentável. Esse é o foco da Agenda 17/37, documento elaborado pela Prefeitura de Viana e que visa preparar o caminho para avanços importantes, com base no controle social das políticas públicas. E é esse conteúdo que compõe a Agenda 17/37 que foi apresentado pelo prefeito Gilson Daniel para representantes da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Viana (Asplevi), durante reunião nesta quarta-feira (25), realizada no Teatro Municipal, em Viana Sede. O objetivo é promover a apresentação para demais lideranças do município, como lideranças religiosas, comunitárias, comerciantes, dentre outras. Durante a cerimônia, também foi realizada a posse e a apresentação da nova diretoria da Asplevi.

Durante a apresentação, o prefeito enfatizou as principais ações elencadas pelo quatro eixos da Agenda 17/37: desenvolvimento urbano, humano, econômico e sustentável. “A Agenda 17/37 traz ações que já estão sendo feitas e que terão continuidade diante ao desenvolvimento do município. Estamos planejando a cidade para a próxima gestão. Esse planejamento tem que ser construído a muitas mãos e a sociedade precisa ter conhecimento disso para que cobre as demais administrações do município. Essa é a primeira agenda que estamos fazendo e o objetivo é levar o conteúdo para outras lideranças vianenses, como lideranças políticas, religiosas, comerciantes, donas de casa e taxistas, por exemplo”, afirmou.

No quesito Desenvolvimento Urbano, as ações previstas estão elencadas na Infraestrutura, Planos Municipais, Uso e Ocupação do Solo e Habitação e Regularização Fundiária. Em cada ponto deste, o prefeito destacou obras e ações que trazem avanços nas comunidades e melhorias na qualidade de vida da população, por exemplo.

Obras importantes que trazem desenvolvimento social e econômico nas comunidades foram elencadas. Algumas já em andamento, como Parque Linear de Vila Bethânia e Arlindo Villaschi, o Parque Linear de Campo Verde e a Policlínica, dentre outras que serão construídas como a Praça da Juventude, Parque da Saúde, Parque de Exposições, Parque Rota das Garças, Centro de Convivência do Idoso, EMEF de Vila Bethânia, CMEI de Bom Pastor, Intervenções em Araçatiba, Cemitério Vertical, Vila Gourmet e o Mercado Municipal.

Gilson Daniel também destacou investimento importante quanto à Esgotamento Sanitário que será feito em Universal e Canaã (PAC II), bem como obras que trarão melhor mobilidade nas BRs 101 e 262,  especificamente próximo ao viaduto nas proximidades do bairro Marcílio de Noronha, intervenções no Trevo de Viana e em outros pontos de Viana Sede: como a duplicação na ponte sob a estrada de ferro; na entrada de Viana Sede, no retorno após a entrada do presídio; duplicação de via com retorno em Vargem Grande e intervenção com a nova pista próximo à ponte do Rio Jucu).

Esgotamento: outros pontos foram destacados quanto à esgoto, como a assinatura de contrato do Programa para Prestação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, do Governo do Estado. Um investimento que trará cobertura de 90% de esgoto tratado para o município.

Planos Municipais: os planos municipais que auxiliam na organização do presente e planejamento para o futuro do município também foram elencados, são eles: os que já foram feitos e estão sendo utilizados, como o Plano Diretor Municipal; Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Redução de Riscos. E de águas Pluviais e Fluviais e os que estão sendo elaborados, como o Plano de Mobilidade, Plano Municipal de Habitação e o Plano Municipal de Regularização Fundiária.

Uso e Ocupação do Solo: Outros investimentos foram apresentados, como um shopping que será construído na entrada de Marcílio de Noronha, onde também haverá investimentos imobiliários. Além disso, investimentos no ramo logístico, que tem tornado Viana referência no Estado do Espírito Santo, quando o assunto é desenvolvimento com a vinda de diversos empreendimentos, também foram apresentados.

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Geiza Ardiçon
Foto(s): Andressa Mota

Publicado em quinta-feira, 26 de julho de 2018

Atualizado em quinta-feira, 26 de julho de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915