Procon e Vigilância apreendem produtos vencidos durante fiscalização em Viana

A Prefeitura de Viana deu continuidade, nesta quarta-feira (29), à ação de fiscalização de carne nos supermercados e estabelecimentos do município. A ação teve como objetivo analisar a qualidade das carnes e embutidos vendidos aos consumidores no município.

Durante a fiscalização, foram recolhidos pelas equipes produtos vencidos como laticínios, azeite de oliva, embalagens de doces, pacotes de lasanha, amendoim e gelatinas, todos vencidos. A ação foi realizada nos supermercados de Vale do Sol e Nova Bethânia e em conjunto com a Vigilância Sanitária, Procon Municipal e Policia Militar.

Durante a operação, também foram verificados pela equipe, algumas irregularidades quanto à exposição de produtos nas prateleiras, como, por exemplo, a carne moída. De acordo com Celso da Silva, da Vigilância Sanitária, a carne moída estava exposta no freezer com outras carnes que seriam comercializadas, o que é irregular. “O produto está impróprio para o consumo, pois a carne deve ser moída na frente do consumidor e não já ficar exposta aqui”, explicou. A vigilância apreendeu cerca de 5 kg da carne imprópria para o consumo.

Já em relação às demais carnes, Celso explicou que os produtos estavam dentro das normalidades para comércio e consumo. “As carnes e frios verificados nos estabelecimentos durante a ação de hoje estavam dentro dos padrões exigidos pela comercialização”, explicou.

Durante a ação, os fiscais do Procon também observaram alguns produtos que não tinham as especificações necessárias para o consumo como prazo de fabricação e validade. Os supermercados foram notificados e intimados a se adequar às normas pelos órgãos.

De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Antônio Klipper, outra notificação realizada pela equipe foi em relação à adequação dos caixas quanto ao atendimento prioritário. “Isso deve ficar visível para o consumidor, principalmente para aqueles que necessitam do atendimento nessas condições”, destaca.

Amtônio orientou, também,  que o consumidor que for ao estabelecimento e não verificar essa norma, deve comunicar imediatamente ao Procon municipal para que ele seja notificado para se adequar às normas.

Apreensão

Na última quinta-feira (23), foram aprendidos pela Vigilância Sanitária e o Procon de Viana 800 kg de produtos impróprios para o consumo humano. Um dos estabelecimentos fiscalizados teve seu açougue interditado por armazenar produtos fora do padrão, carne imprópria para o consumo e utilizar equipamentos impróprios para manejo das peças.

Para entrar em contato com o Procon Municipal de Viana, os contatos são: 3366-3137/ 33433294

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746