Com o objetivo de dar agilidade ao processo de construção da nova planta do loteamento da região de Viana Sede, a equipe de Regularização Fundiária, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano, que desenvolve o Programa Lar Legal, está utilizando um drone para capturar as imagens da área.
De acordo com o gestor de Regularização Fundiária e Habitação de Viana, Joilson Broedel, esse trabalho significa muito para o município. “As imagens que o drone faz nos ajudam no processo de levantamento topográfico que estamos desenvolvendo, agilizando a captura de imagens”, afirmou.
Nesta quarta-feira (11), a equipe usou a quadra da Praça Expedicionário Jerônimo Leite para pouso e decolagem para o drone. Em 40 minutos, o drone fotografou 39 hectares. O topógrafo Daniel Bruno relatou que esse número pode ser aumentado de acordo com o dia. “Quando o dia está ensolarado, o drone voa mais rápido e captura mais imagens. Em dias nublados, como o de hoje, o voo é mais lento para manter a qualidade das imagens”, disse.
Memorial descritivo
As imagens que o drone está capturando serão usadas para formar uma grande foto atualizada de Viana Sede. Essas fotos serão usadas pela equipe de regularização para construir o memorial descritivo, que estabelece os limites atuais do loteamento, com informações sobre o tamanho do imóvel, a rua da frente da casa, lateral e dos fundos do terreno, bem como o tamanho correto do lote.
Após essa coleta de informações, os dados serão enviados para o Cartório de Registro de Imóveis que vai gerar o número de matrículas individuais de cada imóvel e, em seguida, será marcada a data e avisada a população para que recebam os certificados.
Marco Zero
Para as ações do “Lar Legal” para Regularização Fundiária, a empresa responsável pelas atividades do programa já havia montado a estação de georreferenciamento da cidade, onde ficou estabelecido o marco zero do trabalho topográfico. Com a estação, as medições do bairro já foram iniciadas.
Regularização
O Plano de Regularização Fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
O bairro Vila Bethânia foi o piloto do plano. Ao todo, mais de 500 certificados já foram entregues à comunidade, que segue, agora, com os trâmites para a aquisição da escritura de seus terrenos.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em quarta-feira, 11 de julho de 2018
Atualizado em quarta-feira, 11 de julho de 2018