Alunos fazem releitura de monumento religioso com mais de 200 anos em Viana

Pequenos artistas que já almejam grandes obras. O estímulo não falta para isso! As mãos ainda são pequenas mas já são capazes de fazer releituras de locais com grande representatividade na história e cultura capixaba. Eles são alunos da Educação Infantil do Centro Municipal Professora Biluca, em Viana Sede. E a aula foi bem diferente: desenhando a Igreja Nossa Senhora da Conceição, bem ali, em frente ao monumento com 201 anos e que faz parte do Circuito Religioso de Viana.

A ação é desenvolvida pela escola e está no contexto de atividades promovidas pelos Programas Cidade das Artes e Inova Escola, da Prefeitura de Viana. Primeiro a admiração ao monumento foi incentivada: os olhos curiosos passeavam pela arquitetura barroca da igreja, uma construção de 200 anos devidamente restaurada e tombada pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Depois, sentadas na mesinha bem em frente à igreja e com lápis em mãos, era a hora de desenhar, de fazer a releitura.

“Cada criança absorve um pouco, elas assimilam o que estão vendo e colocam no desenho. Por exemplo, um aluno identifica a cor da igreja, outro desenha as janelas, e, assim, eles vão descrevendo o que mais chama a atenção ”, disse a pedagoga Miriele Marques de Souza Alves Miriele.

Ela também destaca que "o objetivo da aula é explorar a cidade onde mora, compreendendo a dinâmica dos espaços urbanos e seu significado para a vida cotidiana, partindo da observação de paisagens. A atividade destaca, assim, os principais pontos turísticos e históricos de nossa cidade", disse. A  professora Rafaela Carminati reforça que essa atividade é enriquecedora. “Fazer atividades ao ar livre acrescenta muito na vida dos alunos, eles passam a ter autonomia e reconhecem que fazem parte daquele ambiente e daquela história”, afirma.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Um dos principais monumentos históricos de Viana, a igreja foi construída entre 1815 e 1817 pelos colonos vindos de Portugal, mais específicamente do Arquipélago de Açores. A primeira missa foi celebrada em 24 de junho de 1816 e a inauguração solene da igreja foi em 1817. A igreja foi tombada em março de 1983 pelo Conselho Estadual de Cultura, que reconheceu sua importância para o patrimônio histórico e artístico do Estado.

Em 1848, um raio atingiu uma das torres provocando um incêndio que destruiu parte da estrutura e só em 1860, depois da visita de Dom Pedro II, que doou a importância de 300 mil réis para a realização dos reparos, é que a torre foi reformada. Só que durante a restauração não foi mantido o padrão arquitetônico e as duas torres ficaram diferentes, o que hoje chama a atenção de quem passa por ali.

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota

Publicado em terça-feira, 10 de julho de 2018

Atualizado em terça-feira, 10 de julho de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915