Já está à caminho do Rio Grande do Sul pepinos colhidos na área rural de Viana, em Ladeira Grande. A colheita foi toda destinada aos comerciantes do estado no sul do país. O cultivo do fruto, inclusive, é novidade no município. Segundo o agricultor Manoel do Espírito Santo Ferreira, a colheita foi de mais de 200 caixas de pepino para a região mais fria do Brasil.
Na propriedade, também foi cultivado maxixe, um fruto pequeno e coberto de espinhos. As cerca de 200 caixas da colheita, também em duas a três semanas, serão vendidas nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA) e encaminhadas para o mercado da Grande Vitória.
Mas, antes da colheita, os preparativos são feitos para garantir produtos de qualidade como estes colhidos. "Começamos a preparar o solo há cerca de 90 dias o plantio foi feito há 60 dias”, explicou o agricultor Manoel. Todo este processo para o cultivo do pepino contou com o acompanhamento das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Prefeitura e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Viana.
"Viana é terra fértil e a agricultura local tem vocação para ganhar mercado nacional. O cultivo de pepinos em Ladeira Grande nos mostra isso", afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Edinho Maioli.
O agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper-Viana, Ederaldo Panceri, enfatizou que o Incaper acompanha de perto esses projeto. E, em Ladeira Grande, o acompanhamento foi feito bem antes do preparo do terreno. “Foi feito um laudo do terreno, uma espécie de georreferenciamento para auxiliar no cultivo e no sucesso da colheita”, explicou.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Naiara Gomes
Publicado em terça-feira, 03 de julho de 2018
Atualizado em terça-feira, 03 de julho de 2018