Se alimentar bem é viver mais!

Ter uma alimentação mais saudável e balanceada não é uma tarefa muito difícil. Basta ter força de vontade e mudar alguns hábitos do dia a dia para adquirir melhor qualidade de vida. Essa é a proposta do ‘Dia da Saúde’, ‘Dia da Nutrição’ e do ‘Dia Mundial do Rim’, celebrados no mês de março. E como o dia 31, quando o 'Dia da Nutrição' é celebrado, valem a pena ressaltar algumas dicas importantes que foram passadas pela nutricionista da rede municipal de Saúde.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2008 e 2009, 89% dos homens brasileiros ingere sódio acima do nível seguro e entre as mulheres, são 70% dos 30 mil entrevistados. Outro aspecto negativo é a alta frequência na ingestão de produtos industrializados como biscoitos, linguiça, salsicha, mortadela, sanduíches e salgados e menor consumo de feijão, saladas e verduras.

Algumas dicas simples podem ajudar a dar os primeiros passos para uma qualidade de vida melhor voltada para a prevenção de doenças causadas pela alimentação irregular e falta da prática de exercícios. “Algumas delas são evitar o fumo, o sedentarismo e a obesidade, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regulares e evitar produtos industrializados”, explicou a nutricionista da rede municipal de Saúde de Viana, Daniele Lyrio.  Ela ainda explica que, em caso de doença como diabetes, hipertensão, colesterol alto e de orientação nutricional específica, a pessoa deve procurar um nutricionista.

Vale ressaltar que o Núcleo de Saúde de Viana disponibiliza de forma gratuita atendimento com nutricionista na segunda e na quarta-feira, de 07 às 16 horas, e às terças, quintas e sextas são realizados atendimentos domiciliares a pacientes acamados. O morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa e receber o encaminhamento para esse profissional.

Confira outras dicas da nutricionista, Daniele Lyrio:

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

- Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

- Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540