O 'Cidade Linda é Cidade Limpa' está no bairro Bom Pastor. Nesta terça-feira (19), a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Rural esteve no bairro realizando capina e varrição na rua Graça Orca. Segundo o gerente de Serviços Urbanos Hermes de Souza Campos, os serviços serão realizados em todas as ruas do bairro. “É importante que os moradores colaborem para que as calçadas sejam mantidas limpas e, assim, não haja acúmulo de lixo e outros materiais nas ruas”, afirmou.
Disque Sujão
Além da limpeza de rotina nas comunidades, a Prefeitura também tem feito ação de conscientização junto à população. Os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural estão nas comunidades, começando por Vila Bethânia, alertando a população quanto a entulhos e lixo em via pública.
É o “Disque Sujão”, legislação municipal, que direciona o trabalho da Prefeitura quanto à fiscalização neste sentido. Folhetos com orientações para os moradores foram entregues pela equipe. As ruas Arthur Bernardes, Gertrudes, Santa Helena, Sergipe e Minas Gerais já foram algumas ruas visitadas e, de acordo com o secretário de Meio Ambiente Edinho Maioli, outros bairros serão visitados pelos fiscais.
O Disque Sujão, criado com base nas leis municipais nº2551/2013 e 1.898/2006, autoriza o poder Executivo municipal a criar garantir a prevenção e fiscalização da higiene e limpeza das vias e logradouros públicos.
Edinho Maioli destaca que a população precisa fazer a sua parte, ajudando a Prefeitura a manter as ruas limpas. “A população não pode deixar entulhos e materiais de construção nas calçadas”, afirmou.
Notificação
No primeiro momento, os fiscais estão passando nas casas para orientar os moradores, registrar as infrações. Posteriormente, o morador que não respeitar a lei será notificado e terá o prazo de dez dias para resolver o problema. Após esse prazo, se o morador não recolher o entulho será multado. De acordo com o secretário a multa vai de R$ 480,00 a R$ 1.100,00.
Papa - Móvel
A Prefeitura de Viana dispõe de alguns serviços que ajudam o morador. Caso tenha algum móvel, utensílio doméstico em geral, que não lhe sirva mais a secretaria de Serviços Urbanos e Rural tem o programa Papa – Móvel. Basta ligar para a secretaria e agendar com a equipe para recolher o utensílio. O material é avaliado, passa por uma reforma e em seguida é doado.
Ascamavi
E o que estiver quebrado e não tiver utilidade dentro do lar, vai para o lixo? Não! O material ainda pode e deve ser reaproveitado. E ele também tem destinação correta, vai para a Associação de Catadores e Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi), que atua em parceria com a Prefeitura de Viana.
A Associação desenvolve um trabalho importante na coleta seletiva dentro do município. Junto a este material reaproveitado, é de casa em casa que elas recolhem os produtos a serem reaproveitados. O grupo percorre os prédios municipais, escolas e as casas dos moradores para recolher papel, papelão e levar para a associação. Atualmente, a coleta seletiva porta a porta é feita na região da Grande Bethânia, que compreende os bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Morada de Bethânia. Nas escolas o recolhimento é feito por meio dos coletores instalados por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação.
Cidade linda é Cida limpa
O programa começou em 2017 e segue neste ano com diversas ações nos bairros. Com o Papa-Móveis este trabalho já rendeu no recolhimento de mais de 100 móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os atendimentos são feitos por agendamento e é uma ferramenta que auxilia na manutenção da limpeza da cidade.
"O fogão, a geladeira e o sofá, por exemplo, que muitos jogariam nos córregos do município, ou que deixariam nas calçadas, podem ter utilidade para alguém. O recolhimento com o Papa-Móveis evita que eles sejam despejados em locais impróprios e ainda podem fazer alguma família necessitada feliz", disse o secretário de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), César Lázaro.
Para ser atendido, o morador tem que ligar e fazer o agendamento junto à Semsur. Um caminhão vai até a casa do morador e recolhe. Esse móvel, eletrodoméstico ou eletrônico que não tem mais utilidade é destinado para a secretaria de Desenvolvimento Social, que faz os reparos e destina para às famílias cadastradas nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.
Serviço
Disque sujão: 0800 707 0001
Papa Móveis: 3255-2932 / 1675 ou pela Ouvidoria Municipal - 2124-6706 ou 0800-7070001, (segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas)
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Naiara Gomes
Publicado em terça-feira, 19 de junho de 2018
Atualizado em terça-feira, 19 de junho de 2018