A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi) aumentou a quantidade de resíduos secos coletados no município, passando de seis para até 15 toneladas por mês. O salto é diante à novidade que envolve o trabalho dos associados, que passaram, recentemente, a receber estes resíduos também das empresas com sede na cidade.
O grupo recebe os materiais no galpão da associação e, também, faz a coleta semanalmente. Na Semana do Meio Ambiente, celebrada a partir desta segunda-feira (04), estes resultados ganham destaque.
De acordo com a gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Viana, Cíntia Cândido, essa entrega é muito útil para as empresas que não fazem parte da rota das catadoras. “O material que as empresas entregam é de boa qualidade, o que ajuda na geração de renda, além de diminuir o depósito irregular do lixo no município”, disse.
A coleta junto às empresas do município é uma condicionante ambiental, ou seja, é um compromisso firmado junto ao órgão que licencia a empresa, dando permissão para desenvolver suas atividades. No caso de licença ambiental, é a Secretaria de Meio Ambiente do município a responsável, por meio da Gerência de Licenciamento Ambiental.
Além da Associação de Catadoras, Viana também conta com outras ações que visam contribuir para a manutenção do meio ambiente, por meio da limpeza, com o Programa Cidade Linda é Cidade Limpa, bem como o trabalho de educação ambiental.
Cidade Linda é Cidade Limpa
O programa começou em 2017 e segue neste ano com diversas ações nos bairros. Com o Papa-Móveis este trabalho já rendeu no recolhimento de mais de 100 móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os atendimentos são feitos por agendamento e é uma ferramenta que auxilia na manutenção da limpeza da cidade.
"O fogão, a geladeira e o sofá, por exemplo, que muitos jogariam nos córregos do município, ou que deixariam nas calçadas, podem ter utilidade para alguém. O recolhimento com o Papa-Móveis evita que eles sejam despejados em locais impróprios e ainda podem fazer alguma família necessitada feliz", disse o secretário de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), César Lázaro.
Para ser atendido, o morador tem que ligar e fazer o agendamento junto à Semsur. Um caminhão vai até a casa do morador e recolhe. Esse móvel, eletrodoméstico ou eletrônico que não tem mais utilidade é destinado para a secretaria de Desenvolvimento Social, que faz os reparos e destina para às famílias cadastradas nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.
Ascamavi
E o que estiver quebrado e não tiver utilidade dentro do lar, vai para o lixo? Não! O material ainda pode e deve ser reaproveitado. E ele também tem destinação correta, vai para a Associação de Catadores e Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi), que atua em parceria com a Prefeitura de Viana.
A Associação desenvolve um trabalho importante na coleta seletiva dentro do município. Junto a este material reaproveitado, é de casa em casa que elas recolhem os produtos a serem reaproveitados. O grupo percorre os prédios municipais, escolas e as casas dos moradores para recolher papel, papelão e levar para a associação. Atualmente, a coleta seletiva porta a porta é feita na região da Grande Bethânia, que compreende os bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Morada de Bethânia. Nas escolas o recolhimento é feito por meio dos coletores instalados por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação.
Educação Ambiental
E no ambiente escolar a conscientização ambiental rola solta. Os professores trabalham essa necessidade de parceria para um ambiente limpo, com consciência ambiental durante as aulas em todas as disciplinas. Além das aulas, os alunos visitam o Parque Rota das Garças para fazerem o passeio monitorado. De acordo com a gestora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Cíntia Cândido, as crianças aprendem muito com essa parceria com escola e parque. “No parque nós mostramos para os alunos como é feita a compostagem e, também, falamos sobre o nosso tratamento de águas cinzas, que é feito para diminuir a quantidade de poluentes de sabão antes de ser descartado” afirma.
Na comunidade
Todas essas ações são bem-vindas nas comunidades. O morador Dejair Nascimento Corrêa, mora em Viana Sede e tem um comércio na praça. Ele relata que a praça está sempre recebendo manutenção. “Essa limpeza ajuda muito o comércio local e ter um ambiente limpo atrai muitos clientes e turistas para o local”, disse. Na praça foram instaladas lixeiras do Programa Cidade Limpa é Cidade Linda, assim como também no entorno do Ginásio Poliesportivo José Ribeiro Corrêa, em Vila Bethânia. O objetivo é que novas e mais lixeiras sejam instaladas em praças e outros pontos de maior movimentação de moradores.
Anota aí os contatos para todos esses serviços:
Papa-Móveis: 3255-2932 / 1675 ou pela Ouvidoria Municipal - 2124-6706 ou 0800-7070001, (segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas)
Coleta Seletiva - Ascamavi: 3255 3058 / 1942 / 99565 9554 (coleta nas empresas - Todas às segundas, terças e quintas – feiras, sempre de 8 às 16 horas, no bairro Nova Bethânia).
Semana do Meio Ambiente
A Semana Municipal de Meio Ambiente está sendo realizada a partir desta segunda (04) até o dia 13 de junho. Durante esses dias, diversas atividades de conscientização ambietal serão realizadas com os alunos da rede municipal de ensino. Além das atividades, no dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, será divulgado o resultado do III Concurso de Desenho para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Durante a programação, os estudantes irão participar de palestras educativas no Centro de Educação Ambiental Rota das Garças sobre sustentabilidade, meio ambiente e irão visitar o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Jacuném, em Serra. As atividades serão desenvolvidas pelas equipes da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.
Consciência Ambiental
O tema Meio Ambiente é trabalhado em sala de aula dentro do programa pedagógico da secretaria de Educação, Esporte e Lazer em parceria com a secreatria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. No município de Viana a consciência ambiental é iniciada quando os alunos começam a educação infantil, com atividades lúdicas que vão, aos poucos, trabalhando a consciência dos alunos para a preservação da natureza com pequenas atitudes, que são aprendidas na sala e compartilhadas dentro de casa.
Programação:
04/06 (segunda-feira)
19h - Palestra sobre resíduos sólidos na EMEF Tancredo de Almeida Neves para alunos da Educação Jovens e Adultos (EJA)
05/06 (Terça-feira)
- Divulgação do resultado do Concurso de Desenhos (CMEI’S)
06/06 (Quarta-feira)
9h - Workshop "Cidades Educadoras" com representante técnico da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Ramires Brilhantes, no Centro de Educação Ambiental Rota das Garças.
19h - Palestra sobre resíduos sólidos na EMEF Constantino José Veira para alunos da Educação Jovens e Adultos (EJA)
07/06 (Quinta-feira)
10h - Premiação dos vencedores do Concurso de Desenhos, no Gabinete do prefeito.
19h - Palestra sobre resíduos sólidos na EMEF Constantino José Veira para alunos da Educação Jovens e Adultos (EJA)
08/06 (sexta-feira)
- Atividades nas escolas da rede municipal
11/06 (segunda-feira)
- Atividades nas escolas da rede municipal
12/06 (Terça-feira)
- Atividades nas escolas da rede municipal
13/06 - (Quarta-feira)
- Visita ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Jacuném, em Serra.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em segunda-feira, 28 de maio de 2018
Atualizado em segunda-feira, 04 de junho de 2018