Professores e comunidade participam de formação em Viana

Os professores da Educação de Viana participaram na noite desta terça-feira (21) de duas formações: uma sobre Educação Especial, que contou com a participação da coordenadora de Formação da Educação Especial Diuzelena da Silva Maioli e a segunda sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltada para professores, servidores e comunidade. As formações foram realizadas em Marcílio de Noronha, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha.

Na formação da Educação Especial, a coordenadora Diuzelena explicou sobre o que se trata a Educação Especial e a importância da mesma para a comunidade escolar. “Um dos objetivos desse momento é aprimorar o atendimento oferecido aos estudantes que precisam desse atendimento especial. A formação também visa colaborar com a produção e a construção do conhecimento dos profissionais da educação, a fim de consolidar o processo de inclusão”, frisa.

Formação em Libras

Com o objetivo de introduzir o debate sobre as necessidades de inclusão das pessoas com deficiência auditiva, a Educação também realizou uma formação sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). De acordo com a professora de Libras, Gladys Chrstina Mattos o curso visa fortalecer ainda mais a política de inclusão educacional municipal, no sentido de construir ambientes bilíngues dentro e fora da escola e atender, cada dia melhor, os alunos surdos e comunidade.

“Queremos também capacitar com qualidade os profissionais da educação, de empresas locais, demais funcionários de diferentes áreas do conhecimento e também a comunidade para que tenham o acesso à língua”, disse a professora.

O curso segue até o mês de julho e está sendo realizado às terças-feiras, na EMEF Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha. No encontro estão participando cinco alunos surdos e familiares também desses alunos. A carga horária é de 80 horas, totalizando 18 encontros.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540