Mais de 500 atendimentos foram realizados em abril junto a pacientes que utilizam o serviço de transporte gratuito para consultas, atendimentos e acompanhamento médico pela Prefeitura de Viana. O número corresponde a mais de 40% dos atendimentos feitos no mesmo período de 2017. O serviço é disponibilizado para pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com as despesas de transporte ou apresentam alguma patologia que dispensam um atendimento especializado.
A solicitação do serviço deve ser feita junto ao Protocolo Geral no paço municipal, onde o responsável pelo paciente deverá apresentar os documentos pessoais, comprovante de residência, laudo médico indicando a patologia. Em seguida, será feito a abertura de um processo de solicitação do transporte para o departamento. Após esse procedimento, a equipe agendará uma visita até à residência do paciente para fazer uma avaliação do caso.
Para os pacientes estabilizados, entretanto, que não apresentam condições físicas para uso do transporte coletivo, é disponibilizado o veículo comum para execução do atendimento. Já nos casos em que paciente apresenta condições físicas para o uso do transporte coletivo, mas não possuem condições financeiras para arcar com o transporte, o município disponibiliza o “Vale Social”, para dar continuidade no processo de tratamento de saúde.
A dona de casa Letícia dos Santos Lyra Varejão é usuária do serviço há mais de cinco anos. Ela acompanha sua filha com paralisia cerebral no tratamento com fisioterapeuta, na terapia ocupacional, ecoterapia, entre outros procedimentos. Segundo ela, sem o transporte gratuito oferecido pelo município, não teria condições de seguir com o tratamento de forma adequada, uma vez que não dispõe de veiculo particular para transporta-la até a clínica. “O serviço é essencial para o tratamento da minha filha”, disse.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Luiz Carlos Reblim, o serviço de transporte é de extrema importância para recuperação dos pacientes que estão em tratamento médico. Ele acrescenta que o departamento de Transporte também realiza o atendimento de Alta Hospitalar a pacientes acamados ou idosos. “A remoção dos pacientes em alta médica deverá ser solicitado via e-mail pela instituição, cabendo ao departamento executar o serviço conforme a disponibilidade de atendimento”, finalizou.
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Publicado em quinta-feira, 17 de maio de 2018
Atualizado em quinta-feira, 17 de maio de 2018