Muitas crianças não conseguem enxergar de forma clara o verde das árvores, o azul do céu, o colorido das flores e até mesmo as letras e figuras dos livros didáticos. Os motivos são muitos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, e podem ter sido gerados por genética ou por muitas horas diante da televisão, computador ou celular. Para mudar a realidade dessas crianças, o Programa “De Olho no Futuro – Dr Ubirajara Moulin de Moraes” irá proporcionar consultas oftalmológicas, exames e óculos para cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Viana no próximo dia 24 de maio, das 8 às 17 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio de Noronha, no bairro com mesmo nome. A ação será possível graças a uma parceria da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer do município e o Instituto Unimed Vitória.
No dia, os alunos passarão por uma triagem, que identificará quantos deles apresentam algum tipo de problema na visão e precisarão ser atendidos em uma consulta. Depois disso, eles serão avaliados por uma equipe formada por médicos oftalmologistas cooperados da Unimed Vitória e médicos residentes da Faculdade de Medicina Emescam. Após a consulta, os alunos que necessitarem receberão óculos na hora.
Segundo a gestora pedagógica Gilciane Ottoni Pinheiro, os alunos foram selecionados depois de uma triagem realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino. “Mapeamos quais alunos têm dificuldades de aprendizagem que podem ser relacionadas à problemas de visão”, explicou. “A ação vai melhorar o aprendizado dos alunos, visto que uma criança com problemas de visão têm dificuldades de aprender, de se desenvolver dentro do ambiente escolar”, completou.
“De olho no Futuro”
O programa “De Olho no Futuro” existe desde 2003 e já atendeu mais de nove mil estudantes. O programa recebe o nome do médico oftalmologista cooperado da Unimed Vitória, Ubirajara Moulin de Moraes, um dos idealizadores e entusiastas do programa. Por ele já foram triadas mais de 50 mil crianças e prescritos mais de cinco mil óculos. Neste ano, serão realizados sete mutirões de atendimentos em escolas de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Aracruz, dos dias 22 a 30 de maio. Em cada unidade escolar, serão atendidos em média 300 alunos, sendo 150 em cada turno.
As consultas acontecerão nas escolas previamente indicadas pelas Secretarias de Educação, dentro de um ônibus especial, adaptado em consultório, numa parceria do Instituto Unimed Vitória com a Organização Não-Governamental (ONG) Renovatio. Os alunos que necessitarem recebem imediatamente os óculos, que são produzidos a partir de uma tecnologia chamada “OneDolarGlasses”, que produz óculos de grau extremamente resistentes e de baixo custo.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes com informações da Assessoria de Comunicação - Unimed Vitória
Foto(s): Divulgação
Publicado em quinta-feira, 17 de maio de 2018
Atualizado em quinta-feira, 24 de maio de 2018