'Cidade Linda é Cidade Limpa' alerta aos transtornos causados por entulho em vias públicas

Uma cidade limpa é o que todo mundo quer. Traz mais qualidade de vida e, ainda, ajuda o meio ambiente. Esse é o foco do Programa Cidade Linda é Cidade Limpa, da Prefeitura de Viana. Mais que mutirões, a limpeza pública precisa estar no dia a dia de todos. Por isso, a Prefeitura faz o alerta: entulho com restos de obras e materiais de construção nas calçadas, em vias públicas, e, em terrenos baldios, geram notificação e multas de acordo com legislação municipal.

"A orientação é que o responsável por uma construção que estiver sendo realizada, alugue uma caçamba com empresa do ramo. Assim, o entulho fica em espaço devido, sem comprometer a via pública, sem levar sujeira para o bairro e sem trazer, assim, prejuízos a toda a comunidade", disse o secetário de Serviços Urbanos César Lázaro. Lembrando que, nestas obras, ao receber material de construção, o proprietário do imóvel guarde materiais como areia e brita, por exemplo, dentro do espaço da obra e não na calçada, em via pública.

A gerente de Posturas da Prefeitura, Luzenete Deolindo enfatiza que, quando esses procedimentos não são tomados, a fiscalização da Prefeitura precisa tomar algumas providências, justamente para atender a um bem comum, que é a qualidade de vida naquela comunidade. "Ao identificar esse tipo de situação, a Fiscalização notifica o proprietário do imóvel, que pode, também, ser multado. Por isso, entendemos a importãncia de conscientizar a população, que precisa ser nossa parceira na organização da cidade", disse.

Ela ainda acrescenta que a colaboração deve ser em pequenos atos,  como depositando o lixo nas lixeiras públicas nos dias e horários reservados para a coleta, além de não depositar móveis, pneus, podas de árvores e outros tipos de materiais em locais indevidos. "O ideal é que todos façam da sua rua, do seu bairro, uma extensão da sua casa. É uma colaboração essencial para a limpeza e organização da cidade ”, concluiu. 

Legislação

A Lei 2.251/2013 é a que traz todas as informações inererentes às questões do que precisa ser adotada como medida de organização em via pública e em espaços da cidade quando o assunto é material indevido e em local impróprio. Confira a Lei 2.251/2013 aqui! O mesmo assunto também é abordado na Lei 1.898/2006, que é complemenat à lei citada anteriormente. Confira a Lei 1898/2006 aqui!

Cidade Linda é Cidade Limpa

O programa começou em 2017 e segue neste ano com diversas ações nos bairros. Com o Papa-Móveis este trabalho já rendeu no recolhimento de mais de 100 móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os atendimentos são feitos por agendamento e é uma ferramenta que auxilia na manutenção da limpeza da cidade.

"O fogão, a geladeira e o sofá, por exemplo, que muitos jogariam nos córregos do município, ou que deixariam nas calçadas, podem ter utilidade para alguém. O recolhimento com o Papa-Móveis evita que eles sejam despejados em locais impróprios e ainda podem fazer alguma família necessitada feliz", disse o secretário de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), César Lázaro.

Para ser atendido, o morador tem que ligar e fazer o agendamento junto à Semsur. Um caminhão vai até a casa do morador e recolhe. Esse móvel, eletrodoméstico ou eletrônico que não tem mais utilidade é destinado para a secretaria de Desenvolvimento Social, que faz os reparos e destina para às famílias cadastradas nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

Ascamavi

E o que estiver quebrado e não tiver utilidade dentro do lar, vai para o lixo? Não! O material ainda pode e deve ser reaproveitado. E ele também tem destinação correta, vai para a Associação de Catadores e Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi), que atua em parceria com a Prefeitura de Viana.

A Associação desenvolve um trabalho importante na coleta seletiva dentro do município. Junto a este material reaproveitado, é de casa em casa que elas recolhem os produtos a serem reaproveitados. O grupo percorre os prédios municipais, escolas e as casas dos moradores para recolher papel, papelão e levar para a associação. Atualmente, a coleta seletiva porta a porta é feita na região da Grande Bethânia, que compreende os bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Morada de Bethânia. Nas escolas o recolhimento é feito por meio dos coletores instalados por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação.

Educação Ambiental

E no ambiente escolar a conscientização ambiental rola solta. Os professores trabalham essa necessidade de parceria para um ambiente limpo, com consciência ambiental durante as aulas em todas as disciplinas. Além das aulas, os alunos visitam o Parque Rota das Garças para fazerem o passeio monitorado. De acordo com a gestora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Cíntia Cândido, as crianças aprendem muito com essa parceria com escola e parque. “No parque nós mostramos para os alunos como é feita a compostagem e, também, falamos sobre o nosso tratamento de águas cinzas, que é feito para diminuir a quantidade de poluentes de sabão antes de ser descartado” afirma.

Na comunidade

Todas essas ações são bem-vindas nas comunidades. O morador Dejair Nascimento Corrêa, mora em Viana Sede e tem um comércio na praça. Ele relata que a praça está sempre recebendo manutenção. “Essa limpeza ajuda muito o comércio local  e ter um ambiente limpo atrai muitos clientes e turistas para o local”, disse. Na praça foram instaladas lixeiras do Programa Cidade Limpa é Cidade Linda, assim como também no entorno do Ginásio Poliesportivo José Ribeiro Corrêa, em Vila Bethânia. O objetivo é que novas e mais lixeiras sejam instaladas em praças e outros pontos de maior movimentação de moradores.

Anota aí os contatos para todos esses serviços:

Papa-Móveis: 3255-2932 / 1675 ou pela Ouvidoria Municipal - 2124-6706 ou 0800-7070001, (segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas)

Coleta Seletiva: 3255 3058 / 1942 / 99565 9554

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Geiza Ardiçon
Foto(s): Divulgação

Publicado em sábado, 12 de maio de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915