Uma tarde especial para contação de histórias

Para comemorar o Dia do Contador de Histórias, comemorado na segunda-feira (20), nada melhor do que passar o dia contando histórias para os pequenos. E foi assim a tarde deste dia especial para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Biluca. A Casa da Cultura, em Viana Sede, foi tomada pela alegria das crianças que ganharam pipoca, algodão doce e muitas histórias para viajar na literatura infantil.

Cartazes, livros de histórias e corações feitos em papel com frases sobre a preservação da água, aproveitando a semana do Dia da Água, também deixaram o ambiente da Casa da Cultura ainda mais atrativo, o que despertou a atenção dos pequenos.

A professora e pedagoga da Prefeitura de Viana, Laís Amorim, declamou os poemas ‘O Toró’, da autora Regina Siguemoto, ‘Invenção do Sapato’, de sua própria autoria, ‘Lugar das Coisas’, de Silvana Tavano e 'O guarda-chuva', também de sua autoria. A Bibliotecária Rita Rocha contou histórias sobre a preservação ambiental e, em especial, sobre a água com a ajuda de bonecos e desenhos de animais.

Nesta semana, de 21 a 24 de março, começa em Viana, uma programação especial sobre a Semana da Água com o tema: Rio Formate, sua história me inspira’. A programação envolve plantio de mudas, palestras e oficinas.

Curiosidades sobre a Data

As comemorações do 'Dia Internacional do Contador de Histórias' começaram na Suécia, entre 1991 e 1992, com o nome de “Dia de Todos os Contadores de Histórias”. Em 1997, contadores de histórias em Perth, Austrália Ocidental, coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais. Ao mesmo tempo, no México e em outros países da América do Sul, 20 de março foi celebrado como o 'Dia Nacional de Narradores'.

A partir de 2001, a rede escandinava de contadores de histórias deu um novo impulso ao dia 20 de março e, a partir do ano seguinte, o evento espalhou-se da Suécia para a Noruega, Dinamarca e Finlândia. Em 2003, a ideia chegou ao Canadá e outros países. Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o 'Dia Mundial do Contador de Histórias', que, hoje, é comemorado em mais de 25 países.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746