Educação Especial: recursos pedagógicos auxiliam o aprendizado dos alunos

A rede municipal de ensino de Viana conta hoje com 320 estudantes da Educação Especial. São alunos com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, com síndrome de down e autismo. Para proporcioná-los um atendimento especial e atender suas necessidades, os Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) têm à disposição recursos pedagógicos e profissionais especializados na área.

Ao todo, são 19 Salas de Recursos Multifuncionais com equipamentos de informática especializados, lupa eletrônica, mobiliários adaptados e materiais pedagógicos e de acessibilidade. São 56 professores especializados em Educação Especial e mais de 120 estagiários. Além disso, pedagogos, coordenadores e diretores participam frequentemente de formações e capacitações voltadas para a Educação Especial.

“A sala de recursos é um espaço que as escolas possuem, com recursos e materiais adaptados, para atender o público- alvo, visando garantir a inclusão”, explicou a gerente de Educação Especial.

O CMEI Manoel Evêncio de Oliveira, localizado em Nova Bethânia, por exemplo, atende hoje a 15 estudantes da Educação Especial e tem em suas dependências uma sala de recursos. Nela, os alunos podem contar com jogos lúdicos para auxiliar na coordenação motora, brinquedos e materiais em braile, como o dominó, materiais de apoio para melhorar a escrita, alfabeto em libras e uma cadeira de rodas.

“Além disso, a escola conta com placas indicativas em braile e piso podotátil nos corredores para facilitar a chegada dos deficientes visuais às salas”, salientou o diretor do CMEI, Edgar Cornachini.

Para a pedagoga do CMEI Manoel Evêncio de Oliveira, Marcela Guilherme Salvador, é fundamental que as escolas se preparem para atender os alunos da Educação Especial. “O processo de aprendizado dos alunos especiais é mais lento. Com um material mais lúdico, concreto, eles conseguem se desenvolver melhor. Os outros alunos precisam entender que eles fazem parte da nossa sociedade. E os próprios pais acabam percebendo que eles são alunos como os outros. Ser diferente é normal”, disse a pedagoga.

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Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Naiara Gomes

Publicado em terça-feira, 29 de maio de 2018

Atualizado em terça-feira, 29 de maio de 2018

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