A rede municipal de ensino de Viana conta hoje com 320 estudantes da Educação Especial. São alunos com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, com síndrome de down e autismo. Para proporcioná-los um atendimento especial e atender suas necessidades, os Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) têm à disposição recursos pedagógicos e profissionais especializados na área.
Ao todo, são 19 Salas de Recursos Multifuncionais com equipamentos de informática especializados, lupa eletrônica, mobiliários adaptados e materiais pedagógicos e de acessibilidade. São 56 professores especializados em Educação Especial e mais de 120 estagiários. Além disso, pedagogos, coordenadores e diretores participam frequentemente de formações e capacitações voltadas para a Educação Especial.
“A sala de recursos é um espaço que as escolas possuem, com recursos e materiais adaptados, para atender o público- alvo, visando garantir a inclusão”, explicou a gerente de Educação Especial.
O CMEI Manoel Evêncio de Oliveira, localizado em Nova Bethânia, por exemplo, atende hoje a 15 estudantes da Educação Especial e tem em suas dependências uma sala de recursos. Nela, os alunos podem contar com jogos lúdicos para auxiliar na coordenação motora, brinquedos e materiais em braile, como o dominó, materiais de apoio para melhorar a escrita, alfabeto em libras e uma cadeira de rodas.
“Além disso, a escola conta com placas indicativas em braile e piso podotátil nos corredores para facilitar a chegada dos deficientes visuais às salas”, salientou o diretor do CMEI, Edgar Cornachini.
Para a pedagoga do CMEI Manoel Evêncio de Oliveira, Marcela Guilherme Salvador, é fundamental que as escolas se preparem para atender os alunos da Educação Especial. “O processo de aprendizado dos alunos especiais é mais lento. Com um material mais lúdico, concreto, eles conseguem se desenvolver melhor. Os outros alunos precisam entender que eles fazem parte da nossa sociedade. E os próprios pais acabam percebendo que eles são alunos como os outros. Ser diferente é normal”, disse a pedagoga.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Naiara Gomes
Publicado em terça-feira, 29 de maio de 2018
Atualizado em terça-feira, 29 de maio de 2018