Os munícipes que necessitam de tratamento específico para hanseníase e tuberculose encontram atendimento gratuito em Viana. É na Unidade Referência em Tuberculose e Hanseníase, em Viana Sede, onde todo o tratamento é feito gratuitamente, com o devido encaminhamento feito pela Unidade de Saúde da região onde reside o cidadão.
De acordo com a enfermeira Franciele Luck "é importante a atenção aos sintomas que, logo que identificados por um profissional da saúde, o paciente será encaminhado para exames e tratamento”, disse. Todo tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito.
Saiba mais
A Tuberculose pode ser do tipo pulmonar e laríngena, que é transmitida pelo ar, tosse e espirro; e, também, tuberculose extrapulmonar, que afeta outros órgãos.
Já a hanseníase é uma das doenças mais antigas que se tem registro. O principal sintoma é uma macha na pele com diminuição ou ausência de sensibilidade. O tratamento é feito de acordo com a quantidade de manchas encontradas pelo corpo. “Se o paciente tiver até cinco manchas na pele, o tratamento é de seis meses; com mais de cinco manchas, o tratamento passa a ser de 12 meses”, afirma a enfermeira.
Serviço - atendimentos:
- Terça e sexta-feira - Hanseníase
- Segunda e quarta-feira - Tuberculose
Mais informações: 3255-2896
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Divulgação
Publicado em segunda-feira, 09 de abril de 2018