Escolas de Viana utilizam a leitura como ferramenta de inclusão

“Todos podem ler”! Essa é a filosofia e nome do projeto de leitura desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dorival Brandão, em Bom Pastor. O projeto visa o incentivo à leitura e a inclusão dos alunos deficientes matriculados na escola.  E a estudante do 5º ano Dyana Vitória Alves Pedroso, mesmo com as limitações da paralisia cerebral, é a prova que a leitura pode e deve ser pra todos.

“Quando entramos na biblioteca os olhos dela brilham de forma diferente. Ela abre um sorriso quando começamos a contar histórias que entrega sua paixão pelos livros. É nítido que a biblioteca é o ambienta da escola em que ela se sente mais feliz”, revelou a professora de Educação Especial da EMEF Dorival, Rosiane Ribeiro.

A professora contou ainda que por meio das atividades realizadas na biblioteca possibilitou maior aproximação de Dyana e os demais estudantes. “Ela interage por meio de olhares e sorrisos com as outras crianças. Os colegas de sala têm um carinho e um cuidado todo especial e chegam a ler os livros com Dyana para que ela participe das atividades”, destacou.

Outra escola que usa desse espaço para promover a inclusão é a Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde. O professor de língua portuguesa Valdir Antônio Carvalho é o responsável pelo projeto “Roda de Leitura” e conta que o espaço têm sido uma excelente forma de unir os alunos.

“No universo dos livros e da biblioteca todos os alunos são iguais. A equipe de Educação Especial usa desses mecanismos para inclusão. A partir das histórias dos livros, desenvolvem atividades que estimulam a interação entre os estudantes para promover a amizade, respeito, companheirismo, entre outros valores”, destacou.

A gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti, explica que o incentivo à leitura é uma das ferramentas de inclusão promovidas nas escolas do município. “O universo da leitura é um mundo de descoberta pra todos, até para os alunos com deficiência múltipla. No caso da aluna Dyana, o contato com a literatura, os livros e as histórias estimula a percepção visual e também a linguagem. Já para os alunos com deficiência que leem, é uma vitória muito grande, assim como para o professor que o acompanha”, destacou.

Novos livros

E para enriquecer o acervo das bibliotecas das escolas do município, mais de 40 mil novos livros foram entregues para auxiliar no desenvolvimento das atividades dos alunos da rede municipal. Além dos novos livros, mais de cinco mil recursos lúdicos com jogos pedagógicos, brinquedos para parquinhos e áreas de lazer já estão nas escolas. Os equipamentos foram entregues no início do ano letivo de 2018 e fazem parte da maior entrega de recursos já realizada na educação do município.

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Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Andressa Mota

Publicado em sábado, 07 de abril de 2018

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