Procon alerta para qualidade e preço dos Ovos de Páscoa

A Páscoa já se aproxima e a busca pelo ovo de chocolate aumenta nestes dias que antecedem a época mais doce do ano! Mas é preciso que o consumidor esteja atento aos preços e à qualidade do produto na hora de colocá-lo no carrinho de compras, afinal, o que não dá é sair no prejuízo. Por isso, o Procon de Viana faz algumas recomendações ao consumidor.

A primeira é quanto ao estabelecimento onde é comercializado o Ovo de Páscoa. O gerente do Procon Viana, Antônio Klipel destaca que vale a pena observar o local de armazenamento do produto e a exposição dele neste mercado. "Ele deverá estar com ambiente arejado, não úmido e sem incidência direta de luz solar, pois o principal ingrediente é o chocolate que pode derreter e ter sua qualidade comprometida com o calor", disse.

Se for fazer uma comparação entre os Ovos de Páscoa de fabricantes diferentes, compare pelo peso líquido do produto, pois pela numeração essa avaliação pode ser prejudicada, tendo em vista que a numeração varia de um fabricante para o outro.

Quanto à embalagem do produto, Antônio enfatiza que "é bom observar as condições da mesma, devendo estar sem furos, rasgos ou amassados. Outra coisa é observar a validade do produto, indicações de peso líquido do chocolate, peso da embalagem e brindes. Na embalagem também deverá conter as informações do fabricante, informações nutricionais e os ingredientes que foram utilizados para fabricação do ovo", disse.

No caso dos brindes, na embalagem tem que constar a faixa etária recomendada e o selo do órgão fiscalizador, que é o Inmetro. Caso não tenha essas informações no produto é aconselhável não comprar, pois o fabricante bem como o comerciante não estarão respeitando as normas legais.

Para um público específico que possui restrição ao açúcar, os fabricantes produzem o Ovo Diet. Apesar deste não conter açúcar, tem o chocolate diet que é mais rico em gorduras.  Há também o Ovo Light, que tem uma redução mínima de 25% da quantidade de qualquer ingrediente, como açúcar, sódio e gordura, em relação ao ovo d echocolate tradicional.

"É desejável antes da compra que o consumidor pesquise os preços, peso e o valor do produto para que a compra caiba no seu orçamento. É de extrema importância que seja exijada a nota ou cupom fiscal, sendo esses recursos a principal garantia do consumidor em uma possível troca ou reclamação do produto", concluiu Antônio.

Caso tenha transtornos com a compra, o consumidor deve procurar o fornecedor ou estabelecimento e informar o ocorrido, se não for solucionado o problema, o consumidor deverá procurar o Procon para seu direito venha ser cumprido.

Serviço:

O Procon de Viana atender nos contatos 3366-3137 e 3343-3294 ou pelo e-mail procon@viana.es.gov.br

A equipe atua no Centro Integrado de Cidadania – Casa do Cidadão, Avenida Guarapari, s/nº - Loteamento Arlindo Villaschi – Areinha – Viana/ES.

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

 

 

 

Texto: Com informação Procon/Viana
Foto(s): Divulgação

Publicado em terça-feira, 27 de março de 2018

Atualizado em terça-feira, 27 de março de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915