Idosos recebem orientações no Dia do Consumidor

Na hora de pegar algum empréstimo o que se torna muito comum é a dívida virar uma bola de neve. O Procon de Viana sempre mantém o alerta dos cuidados necessários neste tipo de situação e, na quarta (15), celebrando o Dia do Consumidor, a equipe foi de encontro ao Grupo Carinhoso, em Marcílio de Noronha, que é formado por idosos, e reforçou as orientações.

"Muitas empresas omitem informações e os idosos acabam se enrolando na hora de pagar a dívida, que vem além do que foi conversado na hora da assinatura do contrato”, disse o coordenador do Procon Municipal, Antônio Klipper.

No Núcleo de Negociação de Dívidas, por exemplo,  60% a 70% dos atendimentos a idosos são referentes à quitação de dívidas ocasionadas por empréstimos. "Por isso, é de extrema necessidade manter o foco, também, neste público que precisa de orientações para evitar esse tipo de transtorno", disse.

Além dos empréstimos, outras dicas do Procon valem a pena ser enfatizadas para este público-alvo: os idosos. Fique de olho:

- é vedada a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou qualquer outra taxa ou imposto;

- o consumidor pode comprometer no máximo 30% de sua renda com empréstimos consignados;

- a instituição deve avisar previamente o valor total financiado;

- devem também informar a soma total a pagar pelo empréstimo;

- uma cópia do contrato deve ser entregue ao contrante;

- o consumidor idoso deve evitar ir ao banco sozinho, um parente ou pessoa maior de idade e de confiança deve o acompanhá-lo.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746