Uma animada caminhada em Marcílio Noronha deu início ao Dia Internacional da Mulher em Viana. Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o seu valor, conversar sobre violência doméstica e saúde, a “Caminhada das Poderosas” reuniu mais de mil pessoas na manhã desta quinta-feira (08). Na Unidade de Saúde de Marcílio, os participantes desfrutaram de café da manhã e tiveram acesso a serviços médicos, como medição de glicose, teste rápido e aferição de pressão.
O prefeito Gilson Daniel caminhou com as mulheres e reforçou o intuito da ação. ”O Espírito Santo é um dos estados com maior índice de violência contra as mulheres. Isso é uma vergonha para nós. As mulheres precisam denunciar para que o Espírito Santo saia dessa vergonha. Essa caminhada mostra que queremos que Viana saia desses índices. Temos a Delegacia da Mulher para que ela possa denunciar qualquer tipo de violência”, afirmou.
Para o senador Ricardo Ferraço, que prestigiou o evento, a caminhada foi uma homenagem e uma forma de protesto. “Hoje é um dia de muitas homenagens e de também fazer o que estamos fazendo aqui: protestando contra essa absurda violência praticada contra as mulheres. Não é hora de baixar a cabeça, é hora de nos juntarmos e darmos um basta a essa absurda violência que nos envergonha, que nos entristece”, ressaltou.
A secretária de Governo Emanuela Pedroso, uma das organizadoras do evento, lembrou que a data comemorativa passou a ser um dia de luta. “O Dia Internacional da Mulher tem um simbolismo histórico muito grande, porque marca os nossos direitos e as nossas conquistas: nosso direito à voto, espaço no mercado de trabalho, mulheres ocupando funções de chefia. Um contraponto disso tudo é que precisamos usar o nosso dia, que seria de comemoração, para levantar essa bandeira contra a violência contra a mulher.
No Estado do Espírito Santo, de 2012 a 2016, tivemos um aumento de mais de 600% nos casos de estupro. É um dado assustador. Precisamos usar esse dia para dizer ‘basta!’, ‘chega de violência contra a mulher’. Nós precisamos de carinho, amor e respeito. Nós que damos a vida!”, afirmou.
O secretário de Saúde Luiz Carlos Reblin ressaltou que a violência contra a mulher não é apenas física, mas, também, psíquica, emocional e moral. “Estamos aqui nesse movimento conscientizando a mulher para que ela possa gritar, possa alertar a sociedade e procurar o serviço público para denunciar qualquer tipo de violência”, disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Social Ledir Porto, a caminhada em Marcílio de Noronha foi uma ação significativa. “A ação foi importante para impactar a sociedade vianense, chamar atenção para essa causa que tem sido uma vergonha para o nosso estado e nosso município e para que a mulher possa se empoderar e denunciar, dizer não à violência contra a mulher”, afirmou.
Programação nos CRAS e na Unhidade de Saúde
A programação continua ao longo de todo o mês nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Saúde. Confira:
Atividades nos CRAS
CRAS CAMPO VERDE
Data: 12/03
Horário: 8 horas
Programação: realização de sensibilização na Acolhida do Programa de Atendimento Integral a Família sobre o empoderamento da mulher
Data: 19/03
Horário: 08 horas
Programação: realização de sensibilização na Acolhida do Programa de Atendimento Integral a Família sobre mulher e autoestima
Data: 22/03
Horário: 13horas
Programação: realização de sensibilização na Acolhida do Programa de Atendimento Integral a Família sobre Direitos das mulheres
Horário: 15 horas
Programação: Curso de Ikebana (Artesanato) para mulheres idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Data: 22/03
Horário: 13horas
Programação: realização de sensibilização na Acolhida do Programa de Atendimento Integral a Família sobre Direitos das mulheres
Data: 26/03
Horário: 8 horas
Programação: realização de sensibilização na Acolhida do Programa de Atendimento Integral a Família com o tema “Ser mulher é?”
CRAS VIANA CENTRO
Data: 07/03/2018
Horário: 08 horas e 30 minutos
Programação: Café da manhã, com roda de conversa sobre o papel da mulher em nossa sociedade. Encerramento com atividade de beleza para as mulheres (maquiagem e designer de sobrancelha).
CRAS VALE DO SOL
Data: 09/03
Horário: 9 horas
Programação: Palestras sobre o papel da mulher na sociedade, saúde da mulher e qualidade de vida. Para mulheres, gestantes e idosas atendidas pelo CRAS, será ofertado corte de cabelos com os cabeleireiros voluntários da Escola de Cabelos Kaká.
Data: 13/03
Horário: 9 horas
Programação: Palestra com o tema "Bom Humor e Atitude Positiva", com o psicólogo Alex Jareta, e um aulão de zumba para as mulheres.
CRAS MARCÍLIO DE NORONHA
Data: 13/03
Horário: 14 horas
Atividade: Palestra “O que temos feito de nós mesmas para cuidar de si e autoestima?”
Programação Unidades de Saúde
US Universal
Dia: 09 de março, Das 08 às 12 horas
Serviço: Roda de Conversa, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, coleta para exame citopatológico (preventivo)
US Araçatiba
Dia: 13 de março, das 09 às 12 horas
Serviço: Palestra sobre "Os cuidados com a saúde da mulher"; Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; coleta para exame citopatológico (preventivo).
US de Ipanema
Dia: 15 de março, das 08 às 12 horas
Serviços: Palestra com sobre "Violência contra a mulher"; Teatro "Monólogo da violência contra a mulher".
US Bom Pastor
Dia: 16 de março das 08 às 14 horas
Serviço: Palestra sobre "Autoestima"; Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); orientação em saúde bucal.
US de Nova Bethânia II
Dia: 16 de março, das 08 às 15 horas
Serviço: Dia de Beleza Mary Kay, Atendimento médico, Teste Rápido de ISTs, coleta para exame citopatológico (preventivo).
US Primavera
Dia: 19 de março, das 08 às 12 horas
Serviço: Dinâmica de integração e atividade educativa, Café da manhã, Sorteio de brindes, Corte de cabelo, Design de sobrancelha; Limpeza dental.
US Jucu
Dia: 21 de março, das 08 às 15 horas
Serviços: Palestra; Aferição de pressão arterial; teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); Corte de cabelo.
US Viana Sede
Dia: Todas as terças-feiras do mês de março, das 8 às 11 horas e de 13 às 15 horas, com Coleta para exame citopatológico (preventivo); Teste Rápido para ISTs.
Dia: 22 de março, das 08h30 às 11 horas, Na Igreja Batista de Viana: Palestra sobre "Violência contra a mulher", com a parceria da Polícia Militar.
US Industrial
Dia: 23
Serviços: Palestra; Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; coleta para exame citopatológico (preventivo).
US Canaã
Dia: 28 de março, 08 às 15 horas
Serviço: Palestra sobre "Violência Doméstica", aferição de pressão arterial e glicemia capilar; Atendimento médico e odontológico.
US Soteco
Dia: 28 de março, das 08 às 15 horas
Serviço: Roda de conversa "Os desafios do combate à violência doméstica na saúde da família"; Homenagens.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Adeyvison Siqueira
Publicado em quinta-feira, 08 de março de 2018
Atualizado em quinta-feira, 08 de março de 2018