Na estação mais quente do ano, os casos de infecção gastrointestinal são mais frequentes, uma vez que o calor e a umidade fazem aumentar a proliferação de bactérias. Em razão disso, a Secretaria de Saúde de Viana alerta para os cuidados necessários com alimentação nesta época do ano.
Segundo a gerente de Vigilância Sanitária Flávia Riegert, é fundamental verificar as condições dos alimentos expostos ou servidos, além da higiene do local e dos funcionários. “Nem sempre o restaurante mais caro, que recebe turistas, tem as melhores práticas de higiene”, lembrou.
Práticas irregulares dos estabelecimentos também podem interferir na qualidade dos alimentos. A reutilização de óleo em frituras e desligamento noturno de equipamentos como medida de economia são algumas delas.
“Por isso, é melhor evitar frituras e alimentos altamente perecíveis, como maionese, leite e derivados, frutos do mar e embutidos”, aconselhou Flávia Reigert. O secretario de Saúde Luiz Carlos Reblim também alerta sobre os cuidados necessários com as mãos. “A maior causa de infecção gastrointestinal são as mãos contaminadas. É preciso ter cuidado com elas e lavá-las sempre com água potável”, disse.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da infecção gastrointestinal são dor abdominal, cólica, mal estar, diarreia, vômitos e, em alguns casos, febre. A recomendação é procurar a unidade de saúde da região onde mora, das 7 às 16 horas, e o Pronto Atendimento de Arlindo Vilaschi, que funciona 24 horas.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Divulgação
Publicado em sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
Atualizado em sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018