A vacinação contra febra amarela continua sendo disponibilizada nas Unidades de Saúde do município. Para atender ao público que não foi imunizado em 2017, quando mais de 70 mil pessoas foram vacinadas durante a campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde do município elaborou um cronograma de vacinação para unidades de saúde.
A imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que libera a vacina para todos os públicos sem restrição médica, incluindo idosos. Para os pacientes imunossuprimidos (com baixa imunidade) e mulheres gestantes ainda é necessário autorização médica pra imunização contra a febre amarela. Crianças acima de nove meses de vida também podem ser vacinadas.
A gestora de Vigilância em Saúde do município, Camila Valder, pede para que aqueles moradores que ainda não se vacinaram, busque uma unidade mais próxima e tome a vacina como forma de prevenção.
Horário de vacinação nas unidades
US de Vila Bethânia: segunda- feira, 8 às 11 horas
US de Nova Bethânia: terça-feira, 8 às 11 horas
US de Morada de Bethânia: quinta-feira, das 8h30 às 10h30
US de Areinha: terça-feira, das 10 às 12 horas
US de Universal: quarta-feira, das 7h30 às 11 horas
US de Soteco: terça-feira, das 9 às 11h30
US de Canaã: quinta-feira, das 9 às 11 horas
US Marcílio de Noronha: sexta-feira, das 8 às 15 horas
US de Viana Sede: terça-feira, de 8 às 11 horas
Campanha de vacinação
Em 2017, o município de Viana atingiu 100% da cobertura vacinal contra a febre amarela para o público-alvo, composto de crianças acima de nove meses de idade e pessoas sem contraindicação médica. As unidades de saúde do município, no entanto, continuam a oferecer a vacina para quem não conseguiu se vacinar no ano passado.
Sintomas
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Prevenção
A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. No entanto, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, as agentes de Endemias do município realizam trabalho de visitas para combater o aparecimento de focos do mosquito.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s):
Publicado em quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018
Atualizado em quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018