É na maternidade que a criança toma a primeira vacina – a de BCG – e vai para casa com a caderneta de vacinas, onde serão registradas todas as vacinas na infância. Você ainda tem este documento? Sim, ele é um documento e a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Viana alerta que ele deve ser guardado, pois nele estarão registradas todas as vacinas tomadas pela criança.
“É um documento importantíssimo e que as pessoas não levam a sério. Nesse primeiro cartão, tem todo o desenvolvimento da criança e características dela como altura, o peso e demais informações acerca da sua saúde física", afirmou a diretora da Vigilância em Saúde Camila Valder.
Segundo Camila é necessário um novo cartão de vacinação para a fase adulta, já que as pessoas precisam tomar novas vacinas. Ele é disponibilizado nas unidades de saúde, onde o cidadão pode solicitá-lo. Já o cartão antigo não precisa ser devolvido, ele deve ser guardado.
Quem não se lembra de onde está o cartão de vacinação da infância também deve ir a uma unidade de saúde para providenciar um novo. De acordo com Camila ele é fundamental para saber quais vacinas já foram tomadas, além de ser um documento necessário em casos de viagens nacionais e internacionais.
“A pessoa que perdeu o cartão deverá ir a uma unidade de saúde, fazer o cartão e tomar todas as vacinas de adulto, como hepatite B, difteria e tétano, febre amarela e tríplice viral. Se a pessoa for viajar para um local com casos dessas doenças, precisará comprovar a vacina. E só com o cartão de vacina isso será possível. Se você tomou a vacina mas perdeu o comprovante, deverá se vacinar novamente”, concluiu.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Divulgação
Publicado em quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
Atualizado em quarta-feira, 10 de janeiro de 2018