Uma das épocas mais esperadas para os comerciantes, quando as vendas aumentam de forma expressiva, é o Natal. Com o 13º salário e mutirões para limpeza de crédito, o mercado fica aquecido. Mas é preciso o consumidor ficar atento e saber escapar das armadilhas. Por isso, o Procon municipal alerta para que não haja contratempos na hora de levar para casa o presente de Natal.
O gerente do Procon de Viana, Antônio Klipper, explica que o consumidor tem o direito de procurar sempre o melhor preço, pedir descontos mas, também, deve desconfiar de mercadorias muito baratas que não apresentam as exigências dos órgãos responsáveis pela fiscalização.
“É muito importante que o consumidor observe se o produto que ele quer comprar tem o selo do INMETRO, o nome do fabricante, o fornecedor. Em casos de produtos importados, se o mesmo tem na embalagem as informações em Língua Portuguesa e, em caso de brinquedos, não pode deixar de observar se a faixa etária do produto corresponde à criança que vai receber”, destacou.
Antônio esclarece, ainda, que, em alguns comércios, é comum finalizar a compra e não emitir nota/cupom fiscal. “O consumidor deve exigir que o estabelecimento emita a nota ou cupom fiscal pois está é uma garantia que ele tem para comprovar a venda e, também, em casos de troca, ou mesmo levar para assistência técnica, a nota é um comprovante do local onde a compra foi feita”, afirnou.
Compras de Natal X Orçamento familiar
Muitas são adeptas às “lembrancinhas” nestas festas de fim de ano. É preciso avaliar o orçamento doméstico por que as festas de fim de ano antecedem as contas anuais do começo do ano como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mensalidade e compra de material escolar, seguro do carro.
Festas
Quem vai participar de amigo X, deve observar bem a pessoa que vai presentear para evitar trocas, já que no fim do ano, as lojas estão lotadas e muitas decidem realizar as trocas apenas durante a semana, e o amigo oculto pode não ter esse tempo.
Compras em lojas virtuais
As compras devem ser feitas em sites conhecidos que emite comprovante da compra com a descrição do produto e email de confirmação com a data de entrega. Observar se o vendedor virtual possui endereço e CNPJ.
O Procon municipal de Viana funciona no Centro Integrado de Cidadania, Casa do Cidadão, Avenida Guarapari s/nº, bairro Areinha.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Divulgação
Publicado em terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Atualizado em terça-feira, 19 de dezembro de 2017