Um certificado que, assim que o curso for concluído, será válido no Brasil e em outros países do Mercosul: Argentina, Paraguai e Uruguai. Todos os alunos da turma de 'Tratorista' terão essa garantia e, nesta terça-feira (12), eles colocaram em prática o que estão aprendendo e o que os levará às oportunidades no mercado de trabalho. A aula, que foi realizada na Fazenda do Incaper, em Formate, é uma parceria entre o Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda, o Gerar, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
No curso, os alunos aprendem a fazer a operação e manutenção de um trator, bem como conhecem as rotações do motor, uso da embreagem e a regulagem dos implementos, como arados e roçados durante as 40 horas de aulas.
Segundo o instrutor Leandro da Silveira Barbosa, a tendência é que profissionais certificados sejam cada vez mais requisitados no mercado. “O uso de mecanização na agricultura está crescendo. Tem demanda. Quem já trabalha como tratorista, mas não tem certificado, está perdendo espaço”, afirmou.
Esse é o caso do aluno Roberto Cesar da Silva, de Jucu. Ele já trabalha operando tratores há oito anos, mas está fazendo o curso para ter em mãos o certificado. “É exigência do patrão. Além disso, fico mais preparado para a função”, disse.
Há quem também está de olho nesse mercado. A aluna Miriam de Almeida, de Viana Sede, trabalha em Pedra da Mulata e viu no curso uma oportunidade. "Tem trator na fazenda que eu trabalho e resolvi fazer o curso", contou.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Naiara Gomes
Publicado em terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Atualizado em terça-feira, 12 de dezembro de 2017