As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lurdes Maria Carvalho Capdeville, em Universal, não conhecem a história do profeta Gentileza, pessoa singular do Rio de Janeiro, que, nos anos 80, espalhou frases como “gentileza gera gentileza” pelas 56 pilastras do viaduto do Caju.
Mas quem passar pela praça do bairro de Universal vai ler palavras de gentileza. Essas frases foram espalhadas pelas crianças do CMEI, durante uma caminhada realizada nesta sexta-feira (17). As palavras foram pintadas em placas de madeira e espalhadas pela praça, localizada em frente ao CMEI e à Unidade de Saúde do bairro.
De acordo com a diretora Roberta Geana Ferreira da Silva, desde 2016 a equipe da escola está envolvida em ensinar essas práticas de boa convivência com os alunos. “No ano passado observamos que alguns alunos estavam com um comportamento que não combina em nada com o ambiente escolar e, por isso, resolvemos trabalhar essa questão”, disse.
As professoras começaram o primeiro trimestre apresentando as palavras mágicas. “Nós ensinamos para os alunos o poder que 'um bom dia', 'boa tarde', 'boa noite', 'obrigada', 'por favor', 'com licença', podem ter na vida das pessoas e elas aprendem rápido”, destaca a pedagoga Karen Araújo Sarmento.
Além das palavras mágicas, as crianças trabalharam, também, a caridade, levando roupas que não usavam mais para serem doadas para as crianças da Casa de Acolhimento Provisória (CAP), localizada no bairro Marcílio de Noronha.
“Nós trabalhamos também com a família, criando um elo entre a escola e os pais, que observam a mudança nos filhos e nos dão esse retorno”, afirma Edinalva Rodrigues Bello Capdeville. Roberta destaca, ainda, que todo esse trabalho enriqueceu o relacionamento entre todos os envolvidos com a escola.
“A escola é um lugar muito importante na formação do caráter, é onde são criados os primeiros laços de amizade fora da família que criamos e podemos ajudar a construir cidadãos que respeitam o outro, as diferenças e o meio ambiente. É a certeza de um trabalho bem feito”, finalizou.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes/ Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Atualizado em sexta-feira, 17 de novembro de 2017