Isenção de ICMS, emissão de nota eletrônica fiscal avulsa no site da secretaria da Fazenda, compras no comércio com descontos, empréstimos em instituições financeiras do Estado, participar de feiras e eventos de artesanato estadual e nacional, participar de processo seletivo para ministrar cursos e oficinas de artesanato, bem como ter condições para participar de feiras. Esses são alguns dos benefícios concedidos a quem tem a carteira do artesão. E para ter esses direitos e aumentar a visibilidade dos seus trabalhos, os artesãos de Viana participaram estão fazendo suas carteiras de artesãos, junto à Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) em Vitória. A inciativa é da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Viana, por meio do Programa Cidade das Artes.
Durante o cadastro, as artesãs fazem um teste de habilidades, que consiste em fazer na hora alguma peça do artesanato que elas produzem, comprovando, assim, que realmente é um artesão. Rosângela Evangelista dos Santos é coordenadora estadual de artesanato da Setades e alerta sobre a importância de ter a carteira. “O artesão não faz qualquer coisa, ele cria um produto a partir de uma peça de madeira que, para nós, não tem valor nenhum e transforma em algo novo, inusitado. Ter a carteirinha do artesão é legitimar toda essa criatividade e é uma forma de gerar sua própria renda, dando valor ao trabalho que fazem”, disse.
Em Viana, os artesãos participaram de oficinas que trabalharam a criatividade, o design, a iconografia do município, a importância do acabamento como diferencial na hora de expor o produto, que é uma forma de ser destaque entre os outros.
Ilma Zanoni trabalha, como ela mesma diz, com tudo. Ela é moradora de Viana e trabalha com crochê, patwork, trabalhos a partir de filtros de papel e ficou muito feliz por ter sido aprovada para o cadastro de artesã. “Estou muito feliz por mais esta oportunidade, ter a carteirinha ajuda muito, agora vou poder levar meu artesanato para outros lugares e com isso, vou melhorar a minha renda”, destaca.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Atualizado em segunda-feira, 13 de novembro de 2017