Um exame que não demora um minuto e pode evitar que uma pessoa fique cega. É o exame para prevenir o Tracoma, uma doença que, em muitos casos, não apresenta nenhum sintoma e que é a maior causadora de cegueira evitável do mundo. Para prevenir a doença, equipes de Saúde de Viana fazem este exame em alunos da rede municipal de ensino.
Na quinta-feira (09), agentes comunitários em Saúde e em Endemia, bem como a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS), o enfermeiro Cristiano Silva Lopes e o Dr. Cruzeiro, que é Referência Técnica do Tracoma da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), estiveram em escolas de Marcílio de Noronha, onde realizaram mutirão.
Crianças de 05 a 14 anos nas escolas Viana. “Começamos com as escolas de Marcílio de Noronha e Universal e vamos continuar realizando esse procedimento nas escolas do município no próximo ano”, destaca o enfermeiro Cristiano.
O que é Tracoma?
O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos. Ela é causada por uma bactéria chamada Chlamydia Trachomatis. Ocorre mais em crianças e apesar de ser facilmente tratada, é a maior causadora de cegueira evitável do mundo. De acordo com o Dr. Cruzeiro os sintomas do Tracoma são parecidos com uma conjuntivite apresentando olhos vermelhos e lacrimejando muito.
Prevenção
O enfermeiro Cristiano informa que hábitos de higiene podem evitar a contaminação. “É importante que principalmente as crianças lavem o rosto com frequência, as mulheres, não compartilhem rímel, lápis de olhos e evitem locais com má higiene”, disse.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em sexta-feira, 10 de novembro de 2017
Atualizado em sexta-feira, 10 de novembro de 2017