A operação Finados passou pelo município de Viana na manhã desta terça-feira (31). As equipes do Procon municipal e estadual foram visitar floriculturas, como no bairro Marcílio de Noronha, para avaliar o comércio e se o local está seguindo as normas de funcionamento para o atendimento junto ao cliente.
De acordo com o gerente do Procon, Antônio Klipper, esta é uma operação que avalia o comércio como um todo. “Estamos passando pelas floriculturas do município avaliando o comércio que faz a venda de flores, por haver maior demanda nesta época do ano,diante a um acréscimo significativo. Também levamos em consideração as condições do estabelecimento”, destacou.
O Procon tem a função de orientar o consumidor e fornecedor sobre seus direitos e obrigações, bem como fiscalizar o mercado para que seja cumprido o que exige a lei de Defesa do Consumidor.
Para Flávio Silva Diogo, fiscal do Procon municipal, o cliente deve observar alguns itens que são obrigatórios dentro do comércio. “Todo estabelecimento comercial deve ter sempre em lugar de fácil visão o telefone do Procon municipal, o alvará de funcionamento e o código do consumidor, para ser consultado, caso seja de interesse do público”, ressaltou.
O fiscal alerta também que as formas de pagamento devem ser informadas ao cliente. “O dono do comércio não é obrigado a aceitar pagamentos em cheques, seja ele à vista ou à prazo, e deve informar para evitar um constrangimento ao cliente e um possível prejuízo”, concluiu.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em terça-feira, 31 de outubro de 2017
Atualizado em quarta-feira, 01 de novembro de 2017