Igrejas centenárias por onde passam a cultura e o turismo de Viana e do Espírito Santo. Cenários religiosos, onde a fé se mistura às belezas naturais e aos costumes e tradições desde a colonização açoreana aos costumes dos negros na época do quilombo, em Araçatiba. Uma verdadeira aula de história, não é mesmo? E tudo isso pode ser conferido de perto e, o melhor, pedalando. Isso mesmo! Os amantes da bike poderão ver e conhecer de perto uma parte da história de Viana passando pelas igrejas histórias, durante o 1º Passeio Pedal Circuito Religioso Viana no dia 22 de outubro. Para participar do evento, basta comparecer no dia e horário da largada, levando dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para instituições carentes.
Partindo de Viana Sede, do alto da colina da Igreja Nossa Senhora da Conceição, atletas, famílias e quem curte um pedal mais tranquilo, em terreno plano, seguirão rumo às Ruínas de Belém, em Jucu; e, posteriormente, partem para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. Este trecho compreende 13 Km.
De Araçatiba, o 1º Passeio Pedal seguirá para um trecho mais denso, com algumas subidas até à Igreja de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e até à Igreja de Peixe Verde, retornando, finalmente, à Sede do município, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Com estre trajeto, o percurso completa 46 Km.
O gestor de cultura da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, Jarbas Rocha, destaca que o percurso até Araçatiba, ida e volta, compreende 26 Km. “É o percurso leve. Chegando ao local, os participantes que optarem podem retornar à Viana Sede neste ponto”, disse.
Para os pedaleiros mais experientes, a dica é continuar o circuito e completar o trajeto, que segue passando pelas Igrejas de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e a Igreja de Santa Luzia, em Peixe Verde. “Da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, o pedal segue a etapa ‘radical’, rumo à Igreja de São Sebastião em Pedra da Mulata e à Igreja da comunidade de Peixe Verde, chegando ao ponto de saída, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.
A secretária de Comunicação Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, destaca que o objetivo do 1º Passeio Pedal Viana é promover o ‘Circuito Turístico’ da cidade, para divulgar as igrejas históricas do município. “Nosso objetivo é lançar o Catálogo dos Circuitos de Viana na semana do 1º Passeio Pedal. Além do Circuito Religioso, o Catálogo conta com outros circuitos que divulgam o turismo no município”, destacou.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Arquivo
Publicado em quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Atualizado em quarta-feira, 20 de setembro de 2017