Uma importante ferramenta de combate ao Aedes aegypti tem contribuído para o reforço na prevenção à proliferação do mosquito transmissor da dengue. É o Monitoramento Inteligente do Aedes. A ferramenta é uma armadilha adesiva que atrai e captura mosquitos com o objetivo de identificar as regiões com maior índice de infestação ou se há contaminação por algum dos tipos de doenças como a dengue, a febre amarela, zika e chikungunya. Em apenas seis meses, as 190 armadilhas estão auxiliando as equipes para intensificar visitas às residências de regiões com maior captura de mosquitos.
De acordo com a gerente da Vigilância Ambiental de Viana, Thais Corrêa de Freitas, o equipamento soma às ações que são realizadas pela equipe de agentes de endemias. “Com o equipamento é possível verificar o índice de infestação e análise virológica na região onde está instalado. Com essas informações, a equipe da Vigilância Ambiental de Viana direcionada e define as estratégias de prevenção, controle e orientação para população”, explicou.
A gerente diz, ainda, que, mesmo contando com uma nova ferramenta de combate ao mosquito sendo utilizado no município, é importante que a população continue com trabalho de prevenção dentro de sua casa. “O equipamento soma às ações de combate ao mosquito, por isso é necessário que a população continue cuidando da limpeza do seu quintal, não deixando espalhados objetos que possam acumular água, entre outros cuidados essenciais”, finalizou.
Redução
De fevereiro a agosto de 2016, foram registradas 744 notificações de dengue, contra, apenas, a 195 no mesmo período de 2017. A queda também foi identificada nos casos confirmados da doença. No mesmo período de 2016, foram 21 casos. Já em 2017 apenas 16. Segundo secretário de Saúde, José Reblim ainda não é possível associar a redução de casos ao uso da armadilha. “No momento, a armadilha nos aponta onde é necessário reforçar a prevenção. É preciso a população também ajudar, fazendo a sua parte em não deixar que em suas casas tenham condições favoráveis à proliferação do transmissor da dengue”, disse.
O que é Mosquitrap?
Mosquitrap é uma armadilha adesiva que tem o objetivo de atrair e capturar mosquitos adultos do gênero Aedes, principalmente fêmeas grávidas, devido à presença de um atraente de oviposição sintético. A Mosquitrap permite a identificação da espécie de mosquito durante a inspeção da armadilha, permitindo investigações, fornecendo informações sobre a presença e a distribuição do mosquito Aedes aegypti pelas diferentes áreas.
Como funciona?
De acordo com o levantamento realizado pela equipe de agentes, as armadilhas foram instaladas em residências na região com maior concentração de focos do mosquito. Semanalmente a residência recebe a visita dos agentes para monitorar e identificar a espécie de mosquito.
Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Vinícius Nascimento
Publicado em quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Atualizado em quarta-feira, 20 de setembro de 2017