É impossível não se emocionar ouvindo o tema da vitória do piloto tri campeão, Airton Senna. A banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes tocou esse “hino” para a entrada dos alunos das 19 escolas que participam dos Jogos Escolares de Viana. A abertura foi na manhã desta segunda-feira (18), no Ginásio de Esportes em Viana Sede. Como se fossem atletas profissionais, acostumados a grandes competições, as crianças se posicionaram e cantaram o Hino Nacional e, logo após, as bailarinas começaram as apresentações da cerimônia.
Além do atletismo, os alunos atletas também participam, até o dia 26, dos jogos de handebol, vôlei e futebol de salão. Todos foram treinados pelos seus professores de Educação Física, que acompanharão os grupos durante as partidas. A secretaria de Educação, Esportes e Lazer Luzian Belisario fez a abertura dos jogos e destacou a importância do esporte como ferramenta para inclusão social e coletividade. “Os alunos aprendem questões importantes para a vida adulta como a autoestima. aAprendem, também, que competir nem sempre significa ganhar, mas que sempre temos que dar o melhor. Além disso, aprendem a não desistir, a lutar, a ter garra”, disse.
Inclusão
A menina Isadora Chagas tem apenas seis anos e é uma das bailarinas. Ela é portadora de deficiência auditiva e, por isso, tem sempre por perto, o professor de Lingua Brasileira de Sinais (Libras), Warlen Carlos.
Para acompanhar os passos das outras alunas, o professor se posiciona ao lado da instrutora das bailarinas e vai fazendo gestos para indicar os momentos para cada passo de dança. Logo após a abertura, os alunos foram para a pista de corrida. As competições aconteceram ao ar livre e as crianças mostraram que tem muita energia para queimar.
Atletismo
A primeira prova foi a de 100 metros livres para meninos e meninas sub 10 e sub 12. Ainda aprendendo a se posicionar na raia da pista, os alunos ficavam atentos às explicações do professor e tentavam fazer a posição correta.
Ao ouvir o som do apito, as crianças corriam ainda meio desengonçadas, mas algumas já demonstravam perfil para corredor. Os professores se tornaram torcedores dos alunos e, como verdadeiros técnicos, incentivavam seus alunos quando estavam à frente e, também, davam apoio para os que não venciam.
Mas também teve pai de aluno que foi especialmente para torcer pelo filho. É o caso do Cassiano da Silva de Jesus, que teve o pai, Ronieri Santos de Jesus, o tempo todo dando apoio ao filho. “Eu incentivo bastante o meu filho para o esporte. Com um bom incentivo não sobra tempo para seguir exemplos ruins na rua”, disse o pai que estava todo orgulhos do filho.
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em segunda-feira, 18 de setembro de 2017
Atualizado em segunda-feira, 18 de setembro de 2017