Viana lançou o 1º Polo Cervejeiro municipal do país nesta sexta-feira (05). A iniciativa já recebeu a adesão de 14 cervejarias artesanais do Estado em um protocolo de intenções e, com investimentos, tem objetivo de tornar Viana a capital da cerveja e do lúpulo.
O polo é concretizado em uma data muito simbólica: o Dia Internacional da Cerveja. Esse vai ser o início de um projeto que tem objetivo de fomentar o cultivo e a produção de lúpulo e cevada, um turismo de experiência único, a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, além de renda na cadeia produtiva da cerveja.
A famosa dourada gelada e refrescante é uma mistura milenar de sabores entre o malte da cevada e o lúpulo, a ponto de gerar paixão ao primeiro gole, como um amor à primeira vista. A relação entre cerveja e o município ultrapassa gerações e fortifica relacionamentos, estando presente no copo dos vianenses, levando frescor e sabores inigualáveis. A expectativa é de que o polo resgate essa cultura e torne Viana um ponto de encontro do público apaixonado pelo amargor do lúpulo.
“É com muita alegria que estamos sediando este evento importante que marca mais uma vez a história do município de Viana. Nós estamos trabalhando há quase um ano na concepção desse projeto, conversando com muitos parceiros e acreditando no desenvolvimento do agroturismo da cidade. Hoje nós conseguimos fazer esse grande lançamento muito esperado e aguardado pelas instituições, por aqueles que empreendem e por aqueles que querem ter um local de lazer e de encontro de famílias”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno durante a abertura do evento.
INCENTIVOS
O município dará vários incentivos para empreendimentos como pousadas, cervejarias e lojas para atender aos turistas e visitantes já a partir deste ano. Isso tudo pensando no impacto do projeto na cidade: a geração de emprego e renda para o vianense.
Em prol deste objetivo, o município criou a zona especial de agroturismo, uma região que compreende Viana Sede, a localidade de Jacarandá, e segue até Araçatiba, uma região que atualmente vive de agropecuária e terá a possibilidade de receber um desenvolvimento voltado para o turismo. Por meio dos investimentos, será possível ter acesso a um turismo de experiência diferenciado, com eventos de colheita do lúpulo e malte, visita à produção desde o processo industrial até o produto final, além de grandes festivais de cerveja.
O polo se constitui na possibilidade de que toda a cadeia produtiva da cerveja seja beneficiada. Por isso, Viana vai atrair as cervejarias já existentes no município para dentro do polo e empreendedores que desejam abrir novos negócios na região, como gastronomia e hotelaria.
“Estou muito confiante com o que está sendo feito aqui hoje. Viana vai servir de exemplo para todos os municípios do Estado”, comemorou Fabricio Noronha, secretário de Cultura do Estado.
Todos os investimentos serão viáveis por meio do lançamento de um fundo de aval que vai disponibilizar R$ 15 milhões para empreendedores que quiserem investir no polo.
Neste primeiro momento, serão selecionadas cinco cervejarias por meio de um edital para receberem incentivos para a instalação de cervejarias, como terreno, galpão e subsídios. Todo polo será constituído nos primeiros cinco anos a custo zero com relação a taxas e impostos para os empreendedores como um grande incentivo para quem quer investir na cidade.
LOCALIZAÇÃO E VANTAGENS
Viana, Capital da Logística, tem proximidade com a Grande Vitória - a 30 km de Vitória, a 30 km da Região Serrana, a 30 km do litoral, e tem proximidade com a maior rede hoteleira do Estado, além de ter o metro quadrado mais barato da Grande Vitória e um ar bucólico de natureza exuberante. Outro ponto positivo é estar em uma região produtora de água e possuir um forte circuito histórico e religioso.
PROTOCOLO DE INTENÇÃO
A Prefeitura de Viana vai firmar ainda um Protocolo de Intenção com empreendimentos da indústria cervejeira com objetivo de estreitar relações para parceria futura no planejamento, programação e execução de ações e atividades do Polo Cervejeiro de Viana.
“Queremos que isso vire uma cultura na cidade, porque a produção no Brasil é muito baixa, mais de 90% do lúpulo é importado de outros países. Nós queremos que a cerveja seja totalmente de Viana, seja de todos os produtores vianenses desde o plantio à produção da cerveja”, destacou o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.
LÚPULO
O lúpulo de Viana já tem apresentado resultados acima dos esperados, se adaptando ao solo e clima vianense. Mas o projeto não para por aí… estão sendo preparadas mudas no Campo Experimental para doação a produtores da agricultura familiar. Desta forma, a Prefeitura avança nos estudos e promove uma nova forma de cultivo e geração de renda.
A representante do IFES Campus Vila Velha destaca que a parceria entre Viana e a instituição é ponto-chave para o desenvolvimento de um projeto de estudo e pesquisa do lúpulo.
“Esse é um projeto inovador de muito sucesso, eu tenho certeza. O ensino e pesquisa em parceria com o IFES vai levar muita qualidade a esse polo”, destacou Marcela.
E não há espaço apenas para o lúpulo nesta cadeia produtiva. Com a atração de cervejarias, o município pretende promover o incentivo para o cultivo de outras culturas envolvidas diretamente no processo de experimentação de novas produções cervejeiras, como é o caso do cacau, milho, cevada, mandioca e mel.
"O lúpulo colhido no viveiro municipal de Viana é o início de um projeto que tem muito o que contribuir para o desenvolvimento da economia e do turismo vianense", comenta o José Olavo Medici Macedo, proprietário da vianense Else Beer, a primeira cervejaria artesanal do Estado registrada no Ministério da Agricultura (MAPA).
Além do polo, Viana terá o Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais (Tecnocerva). Em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o município vai criar um centro que vai suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado.
O centro terá ainda uma Fábrica Escola com todos os equipamentos necessários para fabricação de cervejas, como sala de brassagem (maceração), tanque de água quente, tanques de fermentação, câmara fria e outros equipamentos. A escola será instalada na Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (Emuef) Deoclides Pereira, localizada em Pedra da Mulata, região rural de Viana.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estágiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim, Israel Magioni e Márcia Brito
Publicado em sexta-feira, 05 de agosto de 2022
Atualizado em sexta-feira, 05 de agosto de 2022