Iniciou o ciclo dos encontros do Projeto Homem que é Homem, realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com a Polícia Civil. O primeiro encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (20), para apresentação do programa e sensibilização dos homens autores de violência. Ao todo, 13 homens foram intimados pela Delegada Ana Karolina Marques Costa Sousa, da Delegacia da Mulher, mas nove deles compareceram à reunião.
Este primeiro momento foi para explicação da Lei Maria da Penha e para sensibilização, para que eles voltem nos próximos encontros. "Este primeiro dia foi muito bom para que os homens entendam o motivo pelo qual estão aqui. Existe muita resistência, mas o objetivo é que eles façam a escolha por seguirem suas vidas sem violência contra suas companheiras. Eles puderam tirar suas dúvidas sobre os motivos que os levaram ao encontro. Estou muito feliz com a retomada do Programa", explicou o secretário Glaydiston Mendes.
Hoje, depois de dois anos, retomamos o Projeto Homem Que é Homem no Município de Viana. Após um hiato devido às restrições da pandemia, fiquei muito contente em poder avançar com a implementação e o fortalecimento do programa, disse a Dra Ana Karolina Marques Costa Sousa, delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Viana. “Nos últimos dois ciclos a adesão e comprometimento dos homens foi excepcional. Recebi pessoalmente o relato de um dos participantes, de como o grupo reflexivo efetivamente mudou sua visão sobre comportamentos historicamente machistas e patriarcais, possibilitando a busca por relacionamentos mais saudáveis. Sou grande entusiasta deste programa, cujos integrantes, conforme estudos demonstram, reincidem em apenas 5% dos casos. É uma forma efetiva de trabalharmos na repressão e na mudança de paradigma dos relacionamentos entre homens e mulheres. O espaço para reflexão beneficia a todos na busca de uma sociedade melhor”, disse ela.
A equipe técnica formada pelos psicólogos Vinícius Rodrigues de Souza e Manoel Fernando de Araújo e pela assistente social Vanderleia da Costa Pelissari serão os responsáveis por conduzir os oito encontros do Programa. A equipe técnica destaca que o Projeto Homem que é Homem transcende o caráter aparente de punição. O projeto é a oportunidade de desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária a partir da reflexão de um novo modo de se relacionar.
Neste primeiro encontro houve a presença do Secretário Municipal de Defesa Social, Major Enoni Erlacher, de membros da Guarda Municipal, e do juiz Dr Carlos Henrique Rios do Amaral Filho, titular da primeira vara criminal, e do assessor Dr. Rafael Amorim de Souza.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em quarta-feira, 20 de abril de 2022