Neste sábado (05) é comemorado o Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos. A prática da automedicação, no entanto, é muito comum no mundo inteiro e pode trazer mais problemas do que soluções. A melhor opção é procurar um especialista e seguir as orientações que ele indicar.
Lilian Christo de Oliveira é gerente de Assistência Farmacêutica de Viana. Formada em Farmácia, a gerente alerta sobre a importância de evitar essa prática. “É comum as pessoas passarem o remédio que foi bom para elas, baseado no senso comum. Mas cada pessoa é única e o médico vai saber distinguir corretamente cada situação”, disse.
Confiança no médico
Não esconda do seu médico a medicação que você toma, ele sabe o quanto isso pode influenciar em um caso de cirurgia, por exemplo. “Uma pessoa que vai passar por algum procedimento cirúrgico não pode tomar medição que possa, por exemplo, ocasionar alguma intrecorrência como hermorragias" , destaca.
Dosagem
Respeite a dosagem que o médico indicar na receita. “O médico calcula a dosagem de remédio de acordo com o peso e altura do paciente para saber a dose exata da medicação, isso influencia na eficácia do medicamento”, destacou.
Fitoterápicos e Plantas Medicinais
Os Fitoterápicos são medicamentos industrializados originários de plantas medicinais, ainda assim, se consumidos em excesso, podem fazer mal à saúde.
Plantas medicinais
O Ministério da Saúde regulamenta a utilização de fitoterápicos e plantas medicinais, mas reconhece que tem um risco e alerta para que esses medicamentos sejam tomados com cautela e responsabilidade. E, o mais importante, com avaliação médica.
Existem relatos que falam de interações entre medicamentos e plantas medicinais podendo reduzir o efeito do medicamento. Por exemplo, o chá de camomila com medicamentos antidepressivos e anticonvulsivantes; gengibre e remédios para o controle da pressão arterial.
Medicação e alimentos
Alguns medicamentos sofrem alteração no efeito quando administrados juntos com alimentos, o recomendado é tomar o remédio com água.
Conservação do medicamento
Toda a medicação deve ser protegida da luz, umidade e calor. Alguns devem ser guardados dentro da geladeira (colírios, insulina). A gerente alerta, ainda, que manter os remédios dentro da caixa com a bula, facilita no controle da validade e para que esta tomando essa medicação.
Sempre que tiver dúvidas, o paciente deve ler a bula para saber as orientações do fabricante. Esclareça as duvidas com médico ou farmacêutico.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Divulgação
Publicado em sábado, 05 de maio de 2018