Tratamento de feridas muda a vida de moradora de Marcílio de Noronha

Durante cerca de dez anos, Maria Gama sofreu com lesões nas duas pernas. Elas faziam com que a moradora de Marcílio de Noronha sentisse muitas dores, não conseguisse andar direito e tivesse dificuldades de fazer atividades em sua casa. Precisava sempre ficar deitada para se sentir melhor. Desde novembro, no entanto, a vida de Maria mudou graças a um tratamento de feridas realizado na Unidade de Saúde de Marcílio de Noronha. “Estou me sentindo bem melhor. As pernas estão bem mais leves”, contou a moradora.

No tratamento, são utilizados materiais tecnológicos, mais eficientes, ideais para o tratamento de lesões agudas ou em sua maioria crônicas em pacientes diabéticos, com úlcera venosa, lesão por pressão, ostomias. A lesão de Maria Gama, por exemplo, é por insuficiência venosa, que é quando as veias não funcionam direito e o sangue acumula no local, causando danos.

“Esse tratamento traz mais qualidade de vida para o paciente e proporciona mais economia, já que os gastos com remédios e curativos diminuem. Além disso, essa técnica não é paliativa, ela realmente cura as lesões”, explicou a enfermeira da Unidade de Saúde de Marcílio de Noronha Jaquilene Pereira Silva.

Jaquilene aprendeu esse tratamento graças ao chamado matriciamento, realizado na rede municipal de saúde de Viana. Funciona da seguinte forma: um especialista em determinado assunto repassa o conhecimento na área para outros profissionais, os auxiliando e tornando referência em caso de dúvidas. A diretora executiva de média e alta complexidade do município, Aline Lane Monteiro Fioresi, é especialista em lesões e feridas e, por meio de encontros e treinamentos, tem dado apoio especializado aos enfermeiros do município frente ao manejo das lesões.  

“O município tem o Protocolo Municipal de Tratamento de Feridas e Lesões, dispondo de coberturas especiais padronizadas para o manejo de lesões. Considerando as demandas das áreas de cobertura da ESF, nós discutimos qual a melhor conduta a ser utilizada para determinado tipo de lesão apresentada. São lesões bem complexas, mas que com o manejo adequado, evoluem com a cicatrização , promovendo qualidade de vida para os pacientes”, explicou Aline.

O atendimento a feridas é realizado em todas as unidades de saúde do município. “A equipe solicita orientação técnica para planejar o manejo das lesões, assim como as coberturas necessárias, o matriciamento com especialista, visa proporcionar a assistência qualificada e cuidado humanizado ao paciente portador de lesão, diminuindo os gastos e o tempo com treinamento”, afirmou.

 

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Naiara Gomes

Publicado em domingo, 01 de abril de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915