As obras da Usina de Compostagem estão em fase final. O galpão, escritório, banheiros e vestiários já estão prontos. Na próxima terça-feira (30), a máquina, que fará a mistura da compostagem será testada. A usina fica na Fazenda Experimental do Incaper, em Jucuruaba. Segundo o gerente de Departamento de Desenvolvimento Rural de Viana, Antônio Carlos Esquincalha, "serão utilizadas cerca de 28 toneladas de borra de café, disponibilizados pela Real Café", disse.
Usina
Transformar toneladas de lixo orgânico em matéria utilizável na agricultura beneficiando os produtores rurais de Viana. Essa é a proposta da Usina de Compostagem, obra em andamento na Fazenda Experimental de Viana, através de uma parceria da Prefeitura de Viana com a Real Café e o Governo do Estado. A área foi doada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O supervisor da Fazenda Experimental, Afonso Carlos Valentim, explica todo o processamento e os benefícios da usina instalada no município. “A partir do processo de moagem do café, resultam em três subprodutos: a borra de café, a palha de café e a cinza de café. Todos eles altamente com teor de potássio e cálcio, benéficos na adubação”, disse.
Por isso, surgiu a ideia da união entre as três instituições: o Incaper, a Real Café e Prefeitura de Viana. Por meio do produto a ser gerado nesta parceria pela Usina de Compostagem, todos os agricultores do município que aderirem ao Programa Reflorestar Viana, poderão utilizar o produto para adubação, contribuindo, assim, também com a recuperação das nascentes. Afonso lembra, ainda, que os agricultores que aderirem ao programa terão custo zero. “Se o produtor tem uma produção de café então ele vai ter acesso ao produto”, afirma.
Processo na usina de compostagem
Afonso explicou sobre os benefícios da palha de café como parte fundamental do processo. “A palha de café vai servir para dar o suporte de pré-secagem. Ela será o enchimento desse produto para que ele venha se tornar de 70% de umidade para 30%. Dessa forma, os agricultores podem usar no plantio ou em covas. No caso do Programa Reflorestar, os produtores usarão em covas. Já na cultura potencial agrícola de nosso município como café, banana, cana-de açúcar poderá será usado de forma de cobertura, ou seja, já na fase do plantio”, explica.
A cinza é outro subproduto muito importante que será usado para correção de solo. “Esse sistema conhecido como calagem (efeito de adubar a terra), que geralmente é feita com calcário, no nosso caso será usado a cinza que tem um efeito mais eficiente de correção, pois possui um teor bem superior de calcário, cálcio e magnésio”, afirma.
Produção
Segundo Afonso, a meta da usina é produzir 50 toneladas por semana do produto. O subproduto doado pela Real Café será entregue na usina por meio de uma logística feita pela Prefeitura. No local esse material passará por uma pré-compostagem durante 72 horas. Após esse período, o produto estará apto para ser entregue e distribuído para os agricultores e já utilizado.
O supervisor explica o reflexo que o município de Viana terá com o incentivo ao produtor rural, a partir da usina. “Dar ao agricultor a oportunidade de recuperar as nascentes, com o plantio de mudas, entre outras ações é uma forma de incentivar o agricultor que vai ter acesso a um produto com custo zero. E isso se torna um reflexo importantíssimo, que é, consequentemente, o aumento do volume de água que volta a se recompor na bacia do Rio Jucu”, explica Afonso.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Divulgação
Publicado em sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Atualizado em sexta-feira, 26 de janeiro de 2018